Share This Article
O Facebook liderou o ranking de redes sociais mais acessadas no Brasil em julho de 2012, com 54,99% da preferência dos usuários, de acordo com dados da Experian Hitwise Services. No mesmo período em 2011, a ferramenta tinha 18,24% de participação de visitas, crescimento de 36,75 pontos percentuais.
Em segundo lugar no ranking da categoria Redes Sociais e Fóruns, da Experian Hitwise, em julho de 2012 ficou o YouTube, com 17,92%. O Orkut ocupou o terceiro lugar, com 12,42%, apresentando queda de 33,69 pontos percentuais no ano quando comparado com o ano passado.
Em quarto, ficou o Windows Live Home (2,41%), seguido de Twitter (2,29%), Yahoo! Answers Brasil (1,70%). Ainda entre os top 10 sites mais acessados na categoria em julho estão Badoo (1,55%), Google+ (1,17%), Bate-papo UOL (1,10%), e Tumblr (0,31%).
De acordo com dados da Experian Hitwise, Redes Sociais e Fóruns lideram o ranking de categorias mais acessadas pelos usuários de Internet no Brasil, com 22,08% da preferência em julho de 2012, alta de 5,03 pontos percentuais em relação ao mesmo período no ano passado.
Em segundo lugar ficou a categoria Ferramentas de Busca, com 12,44% dos acessos em julho de 2012, queda de 8,88 pontos percentuais em relação a julho de 2011. A categoria Sites de E-mail ocupou o terceiro lugar no ranking, com 5,44%, seguida de Multimídia, com 4,97%, e Páginas Iniciais de Portais, com 4,55% da preferência dos usuários de Internet no Brasil em julho de 2012.
De acordo com dados da Experian Hitwise, redes sociais de nicho aumentaram massivamente sua participação de visitas na Internet no mundo, com destaque para o Instagram e o Pinterest.
O crescimento meteórico tanto do Instagram, que permite aos usuários compartilhar fotos por meio de redes sociais, e Pinterest, o pinboard online que permite aos usuários organizar e compartilhar seus interesses, fez com que as redes figurassem entre as 20 mais usadas em Cingapura, Reino Unido e Estados Unidos. Outras redes sociais de nicho como Reddit, na Austrália, FanPop, no Reino Unido, e Stock Twits, nos Estados Unidos, também vivenciaram ganhos expressivos.
Bill Tancer, Head de Pesquisa Global da Experian, comentou: “O crescimento do Instagram e do Pinterest no último ano foi impressionante. O motivo para esse sucesso é que essas redes não tentaram ser ‘outro Facebook’.
Em vez disso, identificaram um gap no mercado e usaram a escala do Facebook para alcançar usuários. Ambas as redes são baseadas em imagem, o que as pessoas adoram – todos nós temos uma relação melhor com imagens que apenas com palavras. Para marcas de varejo, por exemplo, um site como o Pinterest apresenta uma ótima oportunidade para promover produtos de maneira atraente e organizada a um grupo significativo de pessoas em todo o mundo.
Nos próximos 12 meses, a tendência é de que observemos a proliferação de redes sociais de nicho. A oferta de novas funcionalidades combinada com uma barreira técnica menor ao acesso das ferramentas proporcionará a presença de novos líderes nas redes sociais, que podem ser criados em questão de dias, versus meses ou anos”.
Enquanto as marcas se familiarizam com o uso efetivo das redes sociais para alcançar e conectar com clientes e prospectos, os dados da Experian Hitwise ilustram como as redes sociais se tornaram um dos principais passatempos em todo o mundo.
Brasil e o Google+
Google+ integra os serviços como Google Profiles, e introduz novos serviços identificados como “Circles”, “Hangouts” e “Sparks”. Teve um crescimento no Brasil de 5.750%.