Share This Article
Em setembro, publiquei aqui uma reportagem que mostrava como Portland, no Oregon, desenvolveu (e continua desenvolvendo) uma extensa malha de facilidades para ciclistas, dentro de um inteligente projeto de mobilidade urbana.
Veja em
O que Jundiaí pode aprender com Portland sobre mobilidade
Portland é uma cidade norte-americana que resolveu seguir outros caminhos para além do desenvolvimento carro-centrado.
Um lugar que com certeza, pensa em mobilidade urbana — se é que cidade pensa. E criou um política de mobilidade urbana que vem se consolidando ao longo dos últimos 30 anos, independente de partidos e prefeitos.
É a cidade, não apenas o poder municipal, quem escolheu esse caminho.
Mas Portland não é apenas exemplo para a questão da mobilidade.
É também uma cidade onde muitos de seus moradores se apoderam dos espaços urbanos. Algo semelhante com o que já ocorre em Jundiaí (em dimensões ainda muito menores) quando um grupo de pessoas resolve adotar o Jardim das Rosas.
O co-editor do excelente site de arquitetura Landscape Architects Network, Brett Lezon, foi conhecer esse movimento em Portland, e percebeu que alguns bairros da cidade tem um clima especial.
Um clima criado em grande parte por um grupo que se denomina “reparadores da cidade” (uma tradução livre) ou City Repair.
Lezon conta que o City Repair é um grupo comunitário que infunde conhecimento, inspiração e criatividade para indivíduos e comunidades em um esforço para transformar seus bairros.
Este grupo começou com a idéia de que os valores locais consistem em cultura, economia, e a tomada de decisão ainda promover a sustentabilidade e estabelecer orientadas para a comunidade locais.
Durante o ano, o City Repair, que é em grande parte formado por voluntários, participa de vários projetos, incluindo a construção natural, permacultura e arte pública.
O City Repatir promove a tomada da cidade pelos seus moradores, o que pode ser chamado de urbanismo tático.
Um bom exemplo desse urbanismo tático, conta o co-editor da Landscape Architects Network, é a pintura de rua no bairro LoveLeigh.
Localizado no norte de Portland, e com muitos problemas de segurança, o bairro, com esforço significativo de seus habitantes, vive agora um renascimento, graças em grande parte ao urbanismo tático.
É apenas um exemplo. Afinal, a cidade é nossa.
Saiba mais
Landscape Architects Network
City Repair
Foto de abertura: Urbanismo tático em San Diego, um estacionamento transformado em parque. Paul Krueger, via Flickr (imagem de referência)