Share This Article
Acredite ou não, mas passaram-se 50 anos desde o “Summer of Love”.
Os anos 60, como um todo, são de grande importância para a música, e para a transgressão. É do solo fértil dos anos 60 que florescem grandes obras e movimentos nos anos 70. É também no fim dos anos 60 que as bandas se permitem experimentar. E dessas experimentações nasciam grandes obras primas, até mesmo duas de uma mesma banda no mesmo período, o que é um ato mais que notável.
O uso de drogas, liberdade sexual, lutas por direitos, movimentações sociais e rupturas com o sistema marcaram essa época, e nos deixaram legados que até hoje nos acompanham nas artes, e na vida cotidiana.
Summer of Love – O Verão do Amor- foi um fenômeno desse ano.
Durante o verão no hemisfério Norte um verdadeiro Zeitgeist aconteceu pelo mundo. Manifestações aconteciam por todas as partes, como a Passeata pela Paz realizada em 15 de abril de 67 em Nova York, e que é considerada o marco inicial desse fenômeno social. Na passeata se reuniram cerca de 300 mil participantes, sendo o maior ato político realizado nos Estados Unidos até aquela data.
Nesse ano também aconteceu o Festival Internacional de Música Pop de Monterey – Monterey International Pop Music Festival- entre os dias 16 e 18 de junho. Ele foi organizado pelos produtores Loud Adler e Alan Pariser, o músico John Phillips (da banda The Mamas & The Papas) e o publicitário Derek Taylor. Na comissão do Festival também estavam integrantes dos Beatles e dos Beach Boys.
Monterey foi a primeira apresentação nos Estados Unidos de Jimi Hendrix e do The Who, e também a estréia para o grande público de Janis Joplin. Monterey foi o primeiro grande festival de rock do mundo, e tornou-se modelo para futuros festivais, como o tão famoso Woodstock.
Para celebrar o meio século que se passou desde esse marcante ano, a Bilesky Discos decidiu fazer uma lista de grandes discos lançados em 1967, e convidá-los a embarcar nessa viagem conosco. Abrir as portas da mente, da percepção, e se permitir viajar no tempo, nas emoções e na música que é atemporal. Viajar na música que nunca envelhece, e que sempre ganha mais valor e significados! Vamos nessa!
O pessoal da Bileskydiscos lembra os 20 discos mais importantes lançados em 1967.
1- Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band -The Beatles
2- Axis: Bold as Love – Jimi Hendrix
3- Strange Days – The Doors
4- Disraeli Gears – Cream
5- The Velvet Underground & Nico – The Velvet Underground & Nico
6- The Piper at the Gates of Dawn – Pink Floyd
7- Surrealistic Pillow – Jefferson Airplane
8- Magical Mistery Tour – The Beatles
9- Their Satanic Majesties Request – The Rolling Stones
10- The Who Sell Out – The Who
11- Between the Buttons – The Rolling Stones
12- John Wesley Hardin – Bob Dylan
13- After Bathing at Baxter’s – Jefferson Airplane
14- Smiley Smile – The Beach Boys
15- Wild Honey – The Beach Boys
16- Are you Experienced – Jimi Hendrix
17- Something Else by the Kinks – The kinks
18- Younger than Yesterday – The Byrds
19- Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones Ltd. – The Monkees
20- The Doors – The Doors