Share This Article
Por Lincoln Paiva, de Portland
Estou na terceira temporada em Portland desde 2011, 2016 e 2017.
Eu sempre aprendo aqui e espero que lendo os meus posts você possa compreender como essa cidade é importante para planejadores de cidade.
Além do conceito de bairros de 20 minutos, Portland desenvolveu outro conceito que me parece fantástico: as chamadas Greenways, as Ruas Verdes. As Greenways, na verdade, são um circuito de ruas locais específicos para pedestres e ciclistas. Carros são desestimulados e não são bem-vindos nestes locais.
Objetivo é produzir lugares mais caminháveis. Mais de 80% da cidade de Portland é caminhável.
As Greenways desestimulam o corte de caminhos dos carros via áreas residenciais – as ruas possuem obstáculos de velocidade e é proibido velocidade acima de 20 milhas.
A prioridade de conexões nas Greenways são para pedestres e ciclistas, calçadas largas, e ciclistas podem andar nas duas mãos ou mesmo na contra-mão — as marcações de pavimentos alertam os motoristas a esperarem as pessoas ou bicicletas cruzarem as ruas.
Cruzamentos são pensados para pedestres e ciclistas e rampas de travessia tornam a mobilidade dos pedestres mais fácil e segura.
Redutores de velocidades automáticos
As rotas são sinalizadas para pedestres e ciclistas ajudando a chegarem onde estão indo — as marcas no pavimento e na sinalização permitem que pedestres e ciclistas saibam o caminho das Greenways e o que está nas proximidades, como parques e distritos de negócios.
As Greenways aumentam os “olhos na rua” — mais pessoas na rua caminhando conduzem ruas mais seguras.
Lincoln Paiva é diretor e fundador da Green Mobility Projetos Sustentáveis e Consultoria