Share This Article
Por
O grande problema é que após o início da sessão de WhatsApp Web esse fato – a existência de uma segunda tela contendo toda a comunicação – não é informado ao verdadeiro usuário na tela do seu celular.
Ou seja, tudo aquilo que ele digita pode estar sendo lido em outro lugar. Todos os textos, imagens, vídeos, documentos – tudo aparece na tela do computador que estiver com o WhatsApp Web aberto.
Como funciona
Funciona assim: no seu computador você abre o navegador e digita o endereço web.whatsapp.com. A página contém um QR Code. Em seguida você abre o WhatsApp no seu celular e toca no menu superior direito (três pontinhos alinhados na vertical).
Seleciona WhatsApp Web e pronto: a câmera é aberta para escanear o QR Code e em seguida abre-se no computador ou notebook a tela com os contatos. Clicando nos contatos são exibidas todas as conversas.
Depois disso, o computador ficará exibindo toda a comunicação. Mesmo que o telefone seja levado para longe, as conversas continuarão sendo exibidas no computador. Elas só serão interrompidas quando o celular for desligado ou perder a conexão com a internet. Mas quando ele for religado, a tela do computador voltará a replicar tudo o que está na tela do telefone.
A réplica só termina quando o navegador é fechado ou o computador desligado. Para reiniciar depois o uso do WhatsApp Web, será preciso trazer o celular para perto do computador e de novo fazer a leitura do QR Code de acesso.
Pênalti do WhatsApp, por permitir a existência de duas telas de comunicação idênticas e não fazer um alerta sobre isso ao usuário na tela de conversas. O problema pode ser corrigido com facilidade, de duas maneiras, como observa Marcos Oliveira, especialista da área de Testes e Suporte da Griaule Biometrics: a mesma tela que inicia o WhatsApp Web mostra quando há outras sessões abertas e oferece a opção ‘Sair de todos os computadores’.
E ele lembra: “Bloqueie seus dispositivos e PCs, mesmo quando for ‘logo ali, rapidinho’ “.
Paulo Brito é jornalista especializado em segurança na internet e publica o blog Paulo Brito