Share This Article
Por Flavio Gut
Hermeto Pascoal desde que me conheço por gente é o cara do mundo da música. Tenho ainda uma certa dificuldade para separar esse senhor alagoano de 81 anos da música propriamente dita.
Nesta quarta-feira (9) ele estará no palco do Sesc para mandar mais daquelas memoráveis sessions de música de altíssimo nível, acompanhado da nata dos músicos que o acompanham há séculos. Será, em tese, praticamente o mesmo que show que foi registrado pelo Sesc Ribeirão Preto no mês passado. Esse que você pode assistir (como estou fazendo agora enquanto escrevo).
Digo praticamente porque show do Hermeto e sua sua tribo é sempre único. Eu percebi isso já por idos do final da década de 70 (se alguém lembrar o ano me avisa) quando já era mega fã desse cara e, acreditem se quiser, ele baixou aqui no cine teatro da Ponte São João, ali atrás da igreja de São João Batista — isso mesmo, incrédulos senhores, havia um cinema ali e Hermeto Paschoal veio tocar nele.
Eu fui. Balada estranha. Acho que era tipo quinta-feira — seria um prenúncio do que viria a ser conhecido como Quinta Livre, Natan Nascimento?
Eu e mais umas 12.. 15 pessoas talvez naquele gigantesco teatro. Lembro que Flavinho Buzaneli e Celso Mojola estavam comigo — era pra mim e pra eles uma época de bandas progressivas e jazz.
Hermeto entrou sozinho, sentou pŕa tocar num piano elétrico e mandou uma hora de som. Terminada a primeira parte do show, restavam uns seis naquele teatro imenso.
Aí entrou a banda e seguiram-se mais três horas de sonzeira da mais alta qualidade. Essa coisa Hermeto jazz Brasil mundo marca registrada. Só a gente viu. Pra mim uma lição de profissionalismo e amor à música. Isso é Hermeto Pascoal, um ser inegavelmente diferente.
É esse sujeito generoso e amoroso que se apresenta no Sesc esta semana. Se apresenta e dá dois workshops: um para adultos e outro pra crianças — isso mesmo.
A assessoria de comunicação do Sesc disse que Hermeto, em razão da idade, não iria dar entrevistas formais e deu a ideia de mandar algumas perguntas por email. Pensei bem: perguntas por email para Hermeto Pascoal? O que eu poderia perguntar?
Eu até pensei e pensei (fazer perguntas vem sendo meu ofício há muitos e muitos anos) mas a única coisa que me veio para perguntar a ele é: de onde vem a música? Mas nem precisei enviar o email, pois a resposta chegou por ele mesmo no show que estou vendo ele.
“Musicalidade não se aprende no planeta terra. Vem do céu”, ensina.
Simples assim.
Hermeto Pascoal & Grupo
Lançamento do Selo Sesc ‘No Mundo dos Sons’.
O bruxo” ou “O mago”, como o chamam, é considerado um dos maiores gênios em atividade na música mundial. Em sua apresentação vai tocar os grandes sucessos de sua carreira, além de improvisos em diversos instrumentos e objetos inusitados, de maneira interativa com a plateia.
Nesta turnê especial, o Grupo que acompanha o artista é formado por Itiberê Zwarg (baixo), Jota P. (saxes e flautas), Fabio Pascoal (percussão), André Marques (piano) e Ajurinã Zwarg (bateria).
Dia 9. Quarta, 20h30