Share This Article
No próximo dia 30 de novembro, Jundiaí sediará sua primeira Conferência Municipal do Meio Ambiente e do Clima, promovida pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) da Prefeitura.
O evento, que terá como tema central “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”, acontecerá no auditório da DAE Jundiaí, a partir das 8h. Interessados em participar podem se inscrever no site oficial da prefeitura.
Com o objetivo de envolver a população na elaboração de estratégias ambientais, a conferência será estruturada em cinco eixos temáticos:
- mitigação das emissões de gases de efeito estufa;
- adaptação e prevenção de riscos;
- justiça climática e superação das desigualdades;
- transformação ecológica; e
- governança e educação ambiental.
Durante os debates, os participantes irão desenvolver 10 propostas – duas para cada eixo – que serão levadas à etapa estadual da conferência, representando as prioridades locais.
Ao fim do evento, será eleita uma delegação de Jundiaí, que, em critérios de diversidade de gênero e etnia, representará o município na etapa estadual.
Paula Siqueira, gestora em exercício da UGPUMA, destaca a importância do diálogo e da ação conjunta:
“É uma ótima oportunidade de dialogarmos e definirmos as conexões entre o natural e o que construímos. A conferência é um convite para o diálogo necessário para definirmos se seguimos como estamos ou aceitamos passar pela transformação necessária para o nosso bem-estar.”
Entre os principais temas a serem discutidos está a justiça climática, um eixo crucial para enfrentar as desigualdades sociais acentuadas pela crise climática.
“Precisamos garantir que todos os cidadãos tenham voz. A justiça climática implica, principalmente, em proteger aqueles que mais sofrem com os impactos das mudanças climáticas e promover uma transição justa para uma economia de baixo carbono”, ressaltou Sylvia Angelini, diretora de Urbanismo.
Ao final, o município de Jundiaí espera consolidar propostas que servirão tanto para a etapa estadual quanto para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
Guilherme Theodoro Nascimento Pereira de Lima, diretor do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da UGPUMA, afirmou que o evento marca um passo decisivo para Jundiaí na construção de uma resposta mais eficaz à crise climática:
“Com a conferência, Jundiaí fortalece a governança ambiental e a educação climática, promovendo uma maior conscientização e engajamento social frente à emergência climática que o planeta enfrenta.”
A conferência é aberta a todos os interessados.