Share This Article
Após a implementação de uma série de intervenções na Rua Lacerda Franco, na Vila Arens, a Prefeitura de Jundiaí decidiu cancelar o projeto, que incluía ciclofaixa, faixas de pedestres e um novo modelo de estacionamento.
As alterações haviam sido apresentadas como parte do conceito de “Ruas Completas”, cujo objetivo era promover maior segurança, acessibilidade e convivência no entorno da Fábrica das Infâncias Japy, um espaço dedicado a atividades culturais e lúdicas.
De acordo com o planejamento inicial, a rua integraria um projeto maior de mobilidade urbana, com a meta de ampliar a malha ciclável na cidade, prevista para alcançar 180 quilômetros.
Além disso, as adequações buscavam atender a demandas do Urban95 e visavam reduzir sinistros graves, alinhando-se à meta internacional “Visão Zero”. Porém, as mudanças não agradaram a todos.
Reações e decisão da Prefeitura
Após reclamações de comerciantes locais, que argumentaram sobre a perda de vagas de estacionamento e impactos no movimento de seus estabelecimentos, a Prefeitura cancelou o projeto.
Embora tenha defendido que as intervenções eram planejadas e alinhadas com as diretrizes da Lei de Mobilidade Urbana, decidiu por retirar todo o equipamento e reverter as mudanças, retornando a rua ao seu formato tradicional.
Segundo explicou em 2023 o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, a intenção inicial era proporcionar um uso mais harmônico do espaço público entre pedestres, ciclistas e motoristas, mas a administração reconheceu a necessidade de ajustes para atender às demandas de todos os usuários da via.
Com a reversão, a Rua Lacerda Franco voltou a ser uma via comum, retomando o fluxo e o modelo de estacionamento original, encerrando, por ora, o plano de torná-la um exemplo de rua completa.