Share This Article
Criar planos de ação e alerta para desastres, com foco em treinamento, acolhimento de pessoas e animais foi uma das cinco propostas escolhidas durante a a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente e do Clima, realizada no sábado, 30 de novembro, no auditório da DAE, pela Prefeitura de Jundiaí.
Organizado pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), o evento teve como tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica” e reuniu gestores públicos, ambientalistas, representantes da sociedade civil e interessados no tema.
O objetivo central da conferência, segundo os organizadores, foi estimular a participação da população na elaboração de estratégias para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Essas estratégias foram discutidas em torno de cinco eixos temáticos: mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental.
As discussões resultaram em propostas específicas para cada eixo, entre elas:
- Mitigação: Transformar a mobilidade urbana com transporte público sustentável, promover a mobilidade ativa, descentralizar serviços e garantir 20% de áreas verdes nos municípios.
- Adaptação e Preparação para Desastres: Criar planos de ação e alerta para desastres, com foco em treinamento, acolhimento de pessoas e animais, além de preservar recursos hídricos.
- Justiça Climática: Combater o racismo ambiental, promover segurança alimentar e conectar ecologicamente bairros periféricos com a participação comunitária.
- Transformação Ecológica: Incentivar a agricultura sustentável e revitalizar áreas urbanas ociosas para moradias populares e áreas verdes.
- Governança e Educação Ambiental: Ampliar a educação ambiental e combater o analfabetismo ambiental com ações práticas e inclusivas.
Além da formulação das propostas, foi eleita uma delegação de 11 representantes, escolhidos com base em critérios de diversidade de gênero, etnia e setores público e privado, segundo a Prefeitura.
Esses delegados levarão as propostas de Jundiaí para a etapa estadual da conferência.