A AGCO Corporation, empresa global de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão, anunciou a expansão de suas operações em Jundiaí com a inauguração do primeiro Centro de Excelência de Transmissões Reman na América do Sul e a nova sede da AGCO Academy.
Segundo a AGCO, o investimento de R$ 19 milhões reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a qualificação profissional no setor agropecuário.
O presidente do conselho, presidente e CEO da AGCO, Eric Hansotia, destacou a importância do investimento:
“Nossa visão é ser o parceiro confiável para soluções agrícolas inteligentes e líderes do setor, e esses investimentos estão nos ajudando a cumprir esse compromisso no Brasil e em toda a América do Sul. Com o primeiro Centro de Excelência Reman da AGCO para transmissões agrícolas na América do Sul, podemos aumentar as oportunidades para os agricultores terem acesso a produtos sustentáveis e de alta qualidade por um custo reduzido”, disse.
De acordo com informações da empresa, o novo Centro de Excelência de Transmissões Reman, com 1.750 metros quadrados, será dedicado à remanufatura de transmissões continuamente variáveis (CVT) e transmissões mecânicas, permitindo que os agricultores tenham acesso a componentes com um custo médio 30% menor em relação a peças novas, mas com os mesmos padrões de qualidade e garantia de fábrica.
A produção de transmissões mecânicas remanufaturadas está prevista para começar em abril de 2025, enquanto as transmissões CVT remanufaturadas entrarão em produção no final do ano.
Os profissionais que atuarão no centro receberam treinamento na Alemanha e na Finlândia para garantir padrões elevados de excelência técnica e operacional.
“Estamos entusiasmados em trazer para Jundiaí o primeiro Centro de Excelência Reman do segmento agro. Nosso foco é colocar o agricultor em primeiro lugar, e isso se reflete nos benefícios que os produtos remanufaturados trazem ao cenário agrícola, desde a eficiência operacional até a preservação dos recursos”, afirmou Ana Andrade, diretora de Relacionamentos Governamentais da AGCO.
A expansão também inclui a nova sede da AGCO Academy, estrutura de 2.300 metros quadrados projetada para capacitação de profissionais do setor agropecuário, com treinamento técnico, comercial, de gestão e de peças. A unidade tem capacidade para treinar aproximadamente 600 técnicos por ano e proporcionar uma formação mais integrada, incluindo visitas ao centro de distribuição da AGCO Parts para compreensão do sistema logístico da empresa.
“A abertura da nova sede da AGCO Academy em Jundiaí ilustra o compromisso da AGCO com o treinamento contínuo como um dos principais impulsionadores do agronegócio brasileiro”, afirmou Rodrigo Junqueira, vice-presidente da Massey Ferguson para a América do Sul e gerente-geral da AGCO para a região.
O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli (União Brasil), ressaltou a relevância do investimento.
“Jundiaí segue se consolidando como um polo estratégico para grandes empresas que investem em tecnologia e inovação. Esse novo Centro de Excelência é um exemplo de como a parceria entre poder público e setor privado pode contribuir para o desenvolvimento econômico e geração de oportunidades na cidade”, disse.
O vice-prefeito Ricardo Benassi também destacou a importância da iniciativa para a economia local.
“É uma honra para Jundiaí receber mais um projeto de impacto global. A AGCO contribui não só para o fortalecimento econômico, mas também para a geração de empregos e novas oportunidades para nossa população.”
O gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí, Humberto Cereser, reforçou a relevância do investimento.
“Jundiaí é um município estratégico para grandes empresas, e a escolha da AGCO em expandir suas operações aqui demonstra a confiança no ambiente de negócios que oferecemos. Esse investimento reforça nossa posição como referência no desenvolvimento econômico e tecnológico.”
Sobre a AGCO
A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global em design, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO agrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio de marcas diferenciadas, incluindo as marcas líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO teve vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024.
LEGENDA FOTO
Entre os presentes estavam Eric Hansotia, presidente do conselho, presidente e CEO da AGCO; Rodrigo Junqueira, gerente-geral da AGCO para a América do Sul; Edicarlos Vieira, presidente da Câmara Municipal de Jundiaí; Marcela Moro, secretária de Agronegócio de Jundiaí; e Damon Audia, vice-presidente sênior e diretor financeiro da AGCO. Representando o poder público, participaram o vice-prefeito Ricardo Benassi, o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser, e Gilson Pichioli, diretor de Fomento à Indústria da prefeitura.