Skip to content Skip to footer

Alunos de escola pública aprendem sobre animais silvestres com apoio da Mata Ciliar

Alunos do ensino fundamental em Jundiaí estão aprendendo sobre a fauna silvestre local por meio de vídeos educativos produzidos pela Associação Mata Ciliar. A iniciativa faz parte de um programa de Educação Ambiental promovido pela Prefeitura, em parceria com a organização ambientalista, e tem como objetivo conscientizar crianças sobre a importância da preservação de espécies ameaçadas.

Na EMEB Pedro Clarismundo Fornari, os vídeos são exibidos em sala de aula como parte da rotina pedagógica. Um dos temas abordados é o comportamento e os hábitos alimentares de macacos bugios, do gênero Alouatta. “Aprendi que no grupo dos bugios é o macho que domina, enquanto nos saguis são as fêmeas. Agora também já sei que eles se alimentam de folhas”, disse Anna Beatriz Martins Oliveira, aluna do 4º ano.

Além de aprender sobre os animais, os estudantes também são alertados sobre ameaças à biodiversidade. “Eles estão entrando em extinção porque, em 2018, muita gente achou que eles transmitiam a febre amarela”, relatou Vinícius Honorato dos Santos, outro aluno da turma.

Os vídeos abordam temas como características biológicas, hábitos, tráfico de animais e acidentes envolvendo a fauna silvestre. O material é disponibilizado na plataforma digital da rede municipal e utilizado por professores em sala de aula. Em algumas escolas, como a EMEB Fornari, as atividades também incluem visitas a áreas verdes próximas, promovendo vivências diretas com a natureza.

“A escola está em um local onde as crianças têm contato com a natureza e até mesmo com animais como macacos. Trazer esses assuntos para a discussão é muito significativo. Além de aprenderem, os alunos levam o conhecimento para casa”, afirmou a professora Carmen Helena Martins.

O convênio com a Associação Mata Ciliar é coordenado pelo Departamento de Meio Ambiente da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com apoio técnico da Unidade de Gestão de Educação (UGE). Segundo Sinésio Scarabello Filho, gestor da UGPUMA, além da promoção da educação ambiental, a parceria também prevê ações voltadas ao atendimento da fauna silvestre.

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, destacou que as vivências na natureza são essenciais para a formação da consciência ambiental. “Durante a pandemia, as visitas presenciais foram suspensas, e os vídeos passaram a ser uma alternativa para manter as atividades. Agora, eles complementam nosso trabalho em sala de aula”, afirmou.

A experiência tem despertado o interesse dos alunos e contribuído para a formação de uma geração mais consciente sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.