Skip to content Skip to footer

As primeiras imagens do Curiosity em Marte

Esta é uma das primeiras imagens tiradas pelo jipe Curiosity da NASA, que pousou em Marte na madrugada desta segunda-feira (6).

Cerca de duas horas após o pouso em Marte o Curiosity transmitiu a sua primeira imagem de alta resolução da Cratera Gale. O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), em Pasadena, na Califórnia, recebeu a imagem em preto e branco, tirada por uma das câmeras do jipe.

“O lugar de desembarque do Curiosity está começando a entrar em foco”, disse John Grotzinger, gerente de projeto Marte da NASA em Pasadena. “Na imagem, nós estamos olhando para o noroeste. O que você vê no horizonte é a borda da cratera Gale. Em primeiro plano, você pode ver um campo de cascalho. A pergunta é: de onde esse cascalho vem? É o primeira questão científica das muitas que virão”.

Em breve, outras câmeras a bordo do Curiosity, com capacidade de cor e resolução muito maior, deverão entrar em operação enviando novas imagens de volta para a Terra ao longo dos próximos dias.

O Curiosity desembarcou próximo da base de uma montanha de cerca de cinco quilômetros de altura no interior da cratera Gale, que tem cerca de 155 km de diâmetro. Durante uma missão de quase dois anos, o jipe vai investigar se a região já ofereceu condições favoráveis ​​para a vida microbiana, incluindo os ingredientes químicos para a vida.

A aterrissagem ocorreu após uma viagem de 567 milhões de quilômetros e quase nove meses. A missão, que investiu cerca de US$ 2,5 bilhões (mais de R$ 5 bilhões).

Para mais informações sobre a missão, visite:

http://www.nasa.gov/mars

http://marsprogram.jpl.nasa.gov/msl

Siga a missão no Facebook e Twitter em:

http://www.facebook.com/marscuriosity

 http://www.twitter.com/marscuriosity

Crédito da imagem: NASA/JPL-Caltech

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.