Skip to content Skip to footer

Assembleia Legislativa aprova criação da Região Metropolitana de Jundiaí

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei Complementar 36/2021, que cria oficialmente a Região Metropolitana de Jundiaí.

A nova região, que integra sete municípios e abrange cerca de 800 mil habitantes, segue agora para sanção do governador e começará a valer após a publicação no Diário Oficial do Estado.

O projeto foi enviado à Alesp pelo Executivo no dia 14 de outubro e, devido à tramitação em regime de urgência, foi aprovado rapidamente, após apenas três dias em pauta.

A proposta passou pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), e Assuntos Metropolitanos e Municipais (CAMM), que deram parecer favorável à criação da região metropolitana.

Com a aprovação, os municípios de Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista passam a integrar a nova região, que até então fazia parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí.

A região é reconhecida principalmente pela sua forte atividade industrial e pelo papel estratégico no setor logístico, graças à sua localização privilegiada, com fácil acesso às rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro 1°, além dos principais aeroportos do estado e o Porto de Santos.

A criação da Região Metropolitana de Jundiaí visa promover o desenvolvimento socioeconômico, melhorar a articulação entre os municípios e os órgãos estaduais, e otimizar o uso dos recursos disponíveis.

O projeto também busca integrar o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, com o objetivo de reduzir desigualdades regionais e incentivar políticas públicas mais eficazes.

Este movimento faz parte de um esforço maior do governo estadual para reorganizar o território e promover o crescimento de regiões metropolitanas no estado. Recentemente, o governador também sancionou a criação das regiões metropolitanas de Piracicaba e São José do Rio Preto.

Com a inclusão de Jundiaí, o estado de São Paulo passa a contar com nove regiões metropolitanas, incluindo São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Sorocaba e Campinas.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.