A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou, nesta terça-feira (7), o projeto de lei que define a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022. O Orçamento Municipal prevê um total de R$ 3,01 bilhões, com mais da metade dos recursos destinados à Educação (28,93%) e à Saúde (26,24%).
Os investimentos nessas áreas superam os percentuais mínimos estabelecidos pela Constituição, que são de 25% para Educação e 15% para Saúde.
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, destacou a importância do planejamento orçamentário diante do atual cenário econômico do país.
“Temos um momento de instabilidade, com inflação na casa de dois dígitos e alto índice de desemprego, mas Jundiaí tem potencial para continuar crescendo e atraindo investimentos”, afirmou.
Parimoschi ressaltou que o orçamento de 2022 também considera o impacto da pandemia de Covid-19, com reforço na destinação de recursos para a Saúde e a Assistência Social.
Investimentos para 2022
Entre os principais projetos previstos para o próximo ano está a implantação do Sistema Integrado de Gestão em Saúde, que contará com prontuário eletrônico e a interligação de todos os equipamentos da rede municipal.
Além disso, está prevista a entrega do Pronto Atendimento e da Nova UBS da Vila Hortolândia, além da continuidade das obras da Clínica da Família e Pronto Atendimento da Ponte São João e do Ambulatório de Especialidades Médicas da Vila Progresso.
Na Educação, os recursos serão utilizados na ampliação do programa Escola Inovadora, na aquisição de vagas em creches e em melhorias em espaços públicos, como praças e centros esportivos, para promover atividades educacionais ao ar livre.
A aprovação do Orçamento ocorre após a definição da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, que orientam as políticas de investimentos do município nos próximos anos.