Skip to content Skip to footer

Coisarada turbina Sarau da Coisa com incentivo do Proac

Realizado há quatro anos pelo coletivo de produção cultural Coisarada, o Sarau da Coisa foi contemplado pelo edital no 27/2015 do ProAC, o Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.

Diferente de outros saraus, geralmente focados em literatura, o Sarau da Coisa vai além e reúne também música, dança, teatro e outras manifestações artísticas emergentes, promovendo um espaço democrático de expressão artística e convívio social.

Mensal e gratuito, o sarau terá nove edições em três cidades. Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista receberão os eventos a partir de março.

As atividades acontecerão em espaços culturais públicos e alternativos, apresentando diferentes
artistas convidados a cada edição.

A programação será divulgada nos canais do Sarau da Coisa na internet e através do diálogo com a população da região em que a atividade acontecerá.

É a primeira vez que um projeto do gênero recebe este prêmio na região.

Para Thiago Moreira, membro do Coisarada e produtor executivo do sarau, a oportunidade significa mais do que levar a experiência do Sarau da Coisa para outras regiões, principalmente as descentralizadas.

“Buscamos promover nas comunidades um ambiente democrático de interação entre artistas e público, ampliando assim os consensos sobre arte e cultura e fazendo de cada indivíduo um artista criador. É um ato político e transformador”.

A ideia veio do desejo por mais envolvimento e diálogo com as pessoas dessas comunidades. Durante as atividades, o público é livre para protagonizar suas manifestações artísticas de maneira espontânea.

Através desses encontros inusitados e inspiradores, o Sarau da Coisa promove a ressignificação dos espaços em que acontece, levando os participantes a relacionarem-se de maneira poética com o ambiente em que estão inseridos.

Viviane Almeida, produtora e apresentadora do Sarau da Coisa, fala da importância do prêmio e do incentivo para o trabalho.

“Mais do que a viabilização financeira do projeto, é a possibilidade de exercer a democratização da Cultura. Com o Sarau da Coisa, buscamos incentivar a comunidade a manifestar seus talentos artísticos, muitas vezes adormecidos pelo tempo”.

“Através do espaço público, seja uma praça, uma escola ou centro comunitário, queremos estimular a criatividade da população. A vontade de levarmos a experiência do sarau às comunidades surge da necessidade de participação e diálogo com os moradores. Um diálogo necessário e fundamental”.

Jundiaí receberá a primeira apresentação da série de saraus.

Será no dia 25 de março no Centro das Artes e dos Esportes Unificados, o CEU das Artes, no bairro Vista Alegre, zona norte da cidade.

Os espetáculos “Pernambuco em 4 Atos”, do Ateliê Casarão, e “Bronislaw Setembrochov in Conserto” estão entre as atrações previstas ao longo do ano.

Completam a lista os grupos Macaratu Jundiaí, Araúna, Coco das Águas Doces e Memória Brasileira, a Cia. Sabatum de Sapateado, a banda Corrosivo 420 e os rappers Shazam e Biel.

www.saraudacoisa.wordpress.com

Coletivo Coisarada

É formado por produtores culturais, artistas e interessados nas questões culturais e artísticas vindos do aglomerado urbano de Jundiaí.

Existe desde dezembro de 2012, realizando diferentes atividades de pluralização e acesso à cultura em suas diferentes formas.

Apesar do foco na produção regional, o coletivo mantém relações de trocas de conhecimentos e experiências com agentes culturais de todo o país.

Além do Sarau da Coisa, o Coisarada realiza o sarau erótico “Erotimize!”, a performance teatral “Ofélia: Mulher, Histérica e Suicida” e a “SALVE – Semana do Audiovisual Livre”, evento anual de fomento à produção audiovisual.

Dentro da abordagem e construção de cada ação, o coletivo propõe reflexões estéticas, políticas e filosóficas entre todos os envolvidos.

Olha que coisa mais linda

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.