Skip to content Skip to footer

Como produzir cidades mais caminháveis? Portland sabe

Por Lincoln Paiva, de Portland

Estou na terceira temporada em Portland desde 2011, 2016 e 2017.

Eu sempre aprendo aqui e espero que lendo os meus posts você possa compreender como essa cidade é importante para planejadores de cidade.

Além do conceito de bairros de 20 minutos, Portland desenvolveu outro conceito que me parece fantástico: as chamadas Greenways, as Ruas Verdes. As Greenways, na verdade, são um circuito de ruas locais específicos para pedestres e ciclistas. Carros são desestimulados e não são bem-vindos nestes locais.

Objetivo é produzir lugares mais caminháveis. Mais de 80% da cidade de Portland é caminhável.

As Greenways desestimulam o corte de caminhos dos carros via áreas residenciais – as ruas possuem obstáculos de velocidade e é proibido velocidade acima de 20 milhas.

A prioridade de conexões nas Greenways são para pedestres e ciclistas, calçadas largas, e ciclistas podem andar nas duas mãos ou mesmo na contra-mão — as marcações de pavimentos alertam os motoristas a esperarem as pessoas ou bicicletas cruzarem as ruas.

Cruzamentos são pensados para pedestres e ciclistas e rampas de travessia tornam a mobilidade dos pedestres mais fácil e segura.

Redutores de velocidades automáticos

As rotas são sinalizadas para pedestres e ciclistas ajudando a chegarem onde estão indo — as marcas no pavimento e na sinalização permitem que pedestres e ciclistas saibam o caminho das Greenways e o que está nas proximidades, como parques e distritos de negócios.

As Greenways aumentam os “olhos na rua” — mais pessoas na rua caminhando conduzem ruas mais seguras.

Lincoln Paiva é diretor e fundador da Green Mobility Projetos Sustentáveis e Consultoria

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.