Skip to content Skip to footer

Documentário bandas resgata a história dos conjuntos

Um dia, nessas muitas minhas idas e vindas para Jundiaí, um sujeito me abordou na Livraria Saraiva.

“Você não me conhece, mas eu conheço você. Você é o Flavio Gut, da banda Olho Nu, e eu sou Fábio Ferrari, produtor, e estou fazendo um documentário a respeito das bandas antigas da cidade”.

Num instante, corte brusco prum passado distante. Em flash back me vejo na cantina do Clube Jundiaiense ouvindo a Kripta e seu set matador com o melhor de The Dark Side of The Moon e os hoje clássicos do rock.

Paulinho Calazans e seu inacreditável sintetizador mini moog. Um mundo pré-digital sem selfies, Facebooks e esse plástico todo que hoje navega por aí.

Foi aí que a coisa pegou pra mim lá naqueles tempos, quando a música já corria nas minhas veias desde sempre. Havia um clima. Uma tribo. E som. Muito bom som.

Fábio Ferrari e Sérgio Santos foram buscar da mesma fonte pra fazer o documentário sobre as bandas jundiaienses que estréia neste domingo, 16 horas, no Solar do Barão, durante a Virada Cultural, e depois fará um circuito pela cidade.

Uma viagem no tempo pelas bandas que animaram os salões da cidade desde a década de 60. O Olho Nu, infelizmente ficou de fora. Não era uma banda de baile, mas de sons próprios. Quem sabe um dia eles decide contar mais sobre essa história?

Mas eu, no final das contas, acabei sendo conduzido de novo para o documentário justamente por Paulinho Calazans, que foi produtor produtor musical do Olho Nu. Sei disso porque o Fábio me contou. To querendo ver o documentário para saber mais.

Bom, não dá muito pra falar de música sem me colocar dentro (me desculpem a egotrip, mas que artista não gosta de um holofote?). Afinal, também sou parte dessa coisa toda.

O documentário resgata a história de músicos que até hoje influenciam a cena cultural da cidade. E mostra as transições de um tempo ao outro. Colinha era baixista da Kripta e hoje toca no Transporte. Transporte que tinha Paulinho Cervantes, que depois tocou no Olho Nu.

E assim a vida foi acontecendo e chegou uma outra geração com Trio em Transe e outros.

O documentário foca na história dos cinco “conjuntos musicais” que marcaram época entre os anos 60 a 90 em Jundiaí.

Os Napões, The Marvellous, A Kripta, Banda Transport e Trio em Transe são os protagonistas deste filme. Muita história relatando as diversas fases de cada banda, o início, formações, shows e causos.

Com muita música,  é claro.

Foram entrevistadas mais de 20 pessoas. Além dos integrantes, falaram amigos, parentes e fãs que ao longo de décadas prestigiam e apoiam seus ídolos.

São relatos, muitas fotos, recortes de jornal e imagens ajudam a contar parte desta incrível aventura musical.

“As trajetórias destas bandas são a verdadeira expressão de dedicação a musica e a arte em Jundiaí”, disse Santos.

Serão nove exibições ente os meses de maio e junho de 2016, sendo cinco delas exibições públicas e quatro em escolas estaduais (veja ao final as datas e locais).

“Pretendemos continuar exibindo nosso documentário enquanto houver publico e interesse, outras exibições estão já previstas. Clubes, restaurantes, casa de amigos, Centros de Cultura etc. Além das TVs locais, duas já mostraram interesse em exibir o Doc.

A estreia na Virada Jundiaí 2016 é uma grande honra”. Comenta Ferrari.

Nas fotos abaixo, Joel Denardi durante gravação do documentário, os Napões em apresentação em programa da TV Record com a cantora Wanderléa.

Mais Kripta e Dalmo Gatti e Paulo Penteado durante gravação do documentário. A foto do conjunto: THE PALLADNIS em 1965 com o Colinha. The marvellous e Bene e Teresa, do mesmo conjunto.

trio-em-transe

the-palladins

transporte

dalmo

napoes

marvellous

akripta

transporte-inicio

QUADRO digitalizar0001

Trio em Transe 01

Estreia Virada Jundiaí 2016

Dia 22/05/2016 às 16 horas
Museu Solar do Barão, Sala Prof. Jahyr Accioly de Souza
R. Barão de Jundiaí, 762 – Centro, Jundiaí – SP.

Dia 24/05/2016 às 19h30
Biblioteca Publica Municipal Prof. Nelson Foot
Av. Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens, Jundiaí – SP.

Inauguração CEU das Artes Vista Alegre
28/05/2016 às 15 horas e às 17h30
R. Cabo Edivaldo Quirino Santana, s/n – Vista Alegre, Jundiaí – SP.

CineArte dos Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí
R. XV de Novembro, 240 – Vila Arens, Jundiaí – SP.

Contato
Se houver interesse na divulgação deste trabalho, entrar em contato por meio do telefone 011-97156- 7657 ou por e-mail: ferrari@jogandonatv.com.br

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.