Nesta terça-feira (4), foi realizada a primeira reunião de trabalho do Escritório de Projetos da Região Metropolitana de Jundiaí, que vai se concentrar em seis projetos prioritários para a Região.
O escritório reúne representantes das sete cidades da área metropolitana, além de profissionais do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover ações coletivas e soluções para desafios urbanos comuns.
Os seis projetos iniciais incluem a requalificação do Vale do Rio Jundiaí, que abrange a maior parte das cidades da Região; a regularização fundiária e a produção de habitação de interesse social; a criação de um Sistema de Informações Municipais; a revisão das divisas municipais em pontos de conflito; a análise dos Planos Diretores considerando as questões climáticas; e a criação de um Sistema de Transporte Metropolitano.
Sinésio Scarabello Filho, Gestor da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), ressaltou a importância da colaboração entre os municípios e o Estado.
“A participação de profissionais do Estado no Escritório de Projetos, junto com os representantes municipais, oferece uma oportunidade de encontrar soluções mais rápidas e eficazes para os principais problemas urbanos enfrentados pelas cidades da Região”, afirmou.
O doutor em urbanismo e planejamento territorial e ambiental, Eduardo Trani, assessor-chefe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, será o responsável do Estado pela coordenação dos trabalhos. Ele destacou o papel essencial do Escritório em transformar ideias em ações concretas.
“O escritório técnico de projetos não é apenas uma forma de apresentar ideias, mas de concretizar ações que atendem a um grande anseio da sociedade”, afirmou o Subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, José Police Neto.
Em Jundiaí, o arquiteto Alexandre Torricelli do Amaral será o representante no Escritório, com o apoio de outros servidores dependendo dos temas discutidos.
Com foco em iniciativas regionais, o Escritório de Projetos da Região Metropolitana de Jundiaí promete ser um canal essencial para a construção de soluções conjuntas que atendam às necessidades urbanas e climáticas da região.