A 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos, realizada no Parque da Uva, tem como um dos destaques a forte presença de artistas locais. A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) contratou mais de 1,5 mil profissionais para se apresentarem nos cinco palcos temáticos, além de promoverem intervenções artísticas espalhadas pelo parque e na Vila do Colono.
Na Vila do Colono, mais de 50 atores interpretam a vida e os costumes dos imigrantes e brasileiros da época. Ao todo, a programação do evento conta com mais de 250 atrações, sendo cerca de 180 apresentações musicais e o restante composto por intervenções artísticas.
O evento tem atraído grande público e valorizado a cultura local. A cantora Juliana Kosso se apresentou no palco do rock na noite de domingo e destacou a importância do evento para os artistas:
“É uma alegria estar aqui com vocês nesta Festa da Uva. Gratidão aos organizadores que dão apoio para muitos artistas”.
A atmosfera descontraída e a presença massiva de visitantes reforçam a relevância da festa para a cidade.
“Estou feliz. Só no sábado (8) tivemos 42 mil visitantes”, afirmou o prefeito Gustavo Martinelli (União Brasil), que participou do tradicional Cortejo da Uva ao lado da esposa, Ellen Camila, e dos filhos.
Até o segundo fim de semana do evento, 128 mil pessoas já haviam passado pelo Parque da Uva. Os números de visitantes nos dias 31 de janeiro e 1º e 2 de fevereiro foram quase 17% superiores aos do segundo fim de semana do ano passado, confirmando a tendência de crescimento da edição de 2025.
A gestora de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, ressaltou a amplitude da festa:
“A Festa da Uva não é apenas uma celebração das delícias da uva e do vinho, mas também um espaço de confraternização e alegria”, disse.
Além da programação cultural, a festa tem impacto social significativo. Entidades assistenciais participam do evento com barracas de alimentação e artesanato, revertendo os recursos arrecadados para suas atividades.
O Fundo Social de Solidariedade também distribui, toda segunda-feira, as frutas expostas na festa para instituições de Jundiaí, garantindo alimentos frescos para crianças e famílias assistidas.
A programação segue até o próximo fim de semana, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. A entrada é gratuita, com sugestão de doação voluntária de alimentos não perecíveis para o Fundo Social de Solidariedade.