Skip to content Skip to footer

Fundação prepara nova fase do programa ‘Conhecer para Preservar’ com foco em alunos do ensino médio

A Fundação Serra do Japi já prepara a segunda fase do programa Conhecer para Preservar, lançado no sábado (12) pela Fundação e pela Prefeitura de Jundiaí.

A nova etapa será voltada para estudantes do ensino médio, com atividades práticas de campo e pernoite na Base Ecológica da Serra. A primeira fase do programa já está em andamento, com visitas institucionais à Reserva Biológica (Rebio).

Flavio Gramolleli: “Conhecer para preservar”. FOTO: PMJ

“Estamos finalizando o projeto pedagógico para iniciar uma vivência ambiental com os alunos. A proposta é que cheguem na sexta-feira, passem a noite na base e participem de atividades durante todo o sábado. A Serra do Japi será um laboratório vivo, com estudos de ecologia, geologia, geografia e recursos hídricos, conectando o conteúdo das aulas à experiência no território”, explica o superintendente da Fundação Serra do Japi, Flavio Gramolelli Jr.

As visitas da primeira fase são agendadas, monitoradas e voltadas à educação ambiental. Destinam-se a instituições públicas e privadas, como escolas, universidades, conselhos municipais, secretarias e órgãos ambientais, interessadas em conhecer a Serra e compreender seu papel na conservação da biodiversidade.

As atividades acontecem dentro da Reserva Biológica (Rebio), unidade de conservação de proteção integral conforme a classificação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o que exige regras específicas para acesso e permanência.

André Ferrazzo: “Contato profundo com a natureza”. FOTO: PMJ

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), André Ferrazzo, o programa é uma estratégia para aproximar a população das áreas naturais protegidas.

“A proposta é apresentar essas áreas públicas para que as pessoas possam conhecê-las de perto, estabelecer um contato mais profundo com a natureza e entender a importância de sua preservação”, afirma.

Prefeito Martinelli: ” iniciativa integra as ações do programa Escola da Gente. FOTO: PMJ

O prefeito Gustavo Martinelli destacou que o Conhecer para Preservar integra as ações do programa Escola da Gente, voltado à rede municipal de ensino.

As visitas monitoradas são fundamentais para promover a educação ambiental. A ideia é trabalhar com os 37 mil alunos da rede municipal para formar uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade”, afirmou.

A proposta, segundo a gestora adjunta da Unidade de Gestão de Educação, Andrea Fernandes Gimenes Ferreira, é tornar as escolas multiplicadoras de práticas sustentáveis.

“É uma oportunidade única de aprendizado, com vivências que aproximam os estudantes da natureza”, disse.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.