Skip to content Skip to footer

Gestores municipais conhecem soluções inovadoras de mobilidade na Europa

Uma comitiva da Prefeitura de Jundiaí, formada pelos gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Thiago Maia (Inovação e Relação com o Cidadão), Aloysio Queiroz (Mobilidade e Transporte) e o diretor de Transporte, Leslie Tealdi, visitou cidades da Bélgica e Dinamarca para conhecer modelos modernos de mobilidade e infraestrutura.

As visitas, realizadas entre os dias 11 e 13 de outubro, tiveram como objetivo identificar soluções que possam ser adaptadas à realidade de Jundiaí, em conformidade com as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana (PMU), aprovado em 2022

Inspiração europeia para desafios locais

A agenda incluiu visitas a Bruxelas e Kortrijk, na Bélgica, e a Copenhague, na Dinamarca, cidades reconhecidas por boas práticas em transporte e mobilidade.

Entre os destaques da viagem, os gestores participaram da feira Busworld, em Bruxelas, maior evento global de inovações no setor de transportes. Parimoschi explicou que as tecnologias vistas no evento podem orientar investimentos futuros no transporte público municipal.

A comitiva também analisou a infraestrutura cicloviária de Copenhague, que conta com 400 quilômetros de ciclovias, priorização de pedestres e ciclistas, além de um sistema de transporte público integrado.

“Cerca de 60% das viagens na cidade são feitas de bicicleta, um exemplo de como a harmonia entre os modais pode transformar a mobilidade urbana”, destacou Parimoschi.

Soluções sustentáveis e planejamento urbano

Outro aspecto observado foi a abordagem da capital dinamarquesa para lidar com enchentes, por meio de piscinões construídos em parques que funcionam como áreas de drenagem e espaços de lazer.

“Essas soluções urbanas integram desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. É um modelo que pode ser discutido em relação ao Rio Jundiaí, para evitar inundações nos bairros”, disse Parimoschi.

Já em Kortrijk, a equipe conheceu sistemas tecnológicos da empresa Barco, que podem ser incorporados ao Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES), em construção em Jundiaí. O prédio centralizará operações de trânsito, transporte, segurança, defesa civil e saúde.

Investimentos em mobilidade

Parimoschi destacou que o planejamento de longo prazo é essencial para melhorar a mobilidade urbana, citando ainda a concessão dos terminais urbanos como parte do Programa de Parcerias Público-Privada (PPP).

“Estamos avaliando tecnologias modernas e modelos eficientes, com foco em elevar a qualidade de vida e o IDH de nossa cidade.”

A visita foi considerada estratégica pelos gestores, que agora pretendem discutir os resultados com outras secretarias municipais e transformar as ideias colhidas em projetos concretos para o futuro da cidade.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.