O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, anunciou nesta terça-feira (15) que o governo federal aprovou, por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a construção de novos prédios para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Vila Maringá e Rio Acima.
“Recebemos agora uma notícia de primeira mão: foi aprovada no PAC a construção da UBS da Vila Maringá e da UBS do Rio Acima”, afirmou o prefeito. Ele acrescentou que o município também encaminhou projetos que somam R$ 56 milhões em investimentos ao programa federal.
A construção dos novos prédios reforça a política de modernização e ampliação da rede de atenção primária à saúde no município.
Recentemente, a UBS Vila Maringá passou por uma reforma na sala de vacinas, com atendimento suspenso entre 21 de fevereiro e 5 de março. Durante esse período, os moradores foram orientados a procurar outras salas de vacinação da cidade, como a da UBS Vila Comercial.
Já a UBS Rio Acima, inaugurada em 1993, teve seu prédio reformado em 2020 com investimento de R$ 52,8 mil da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). As melhorias incluíram troca de piso, reparos no telhado e calhas, impermeabilização das paredes e pintura interna e externa.
Com os novos prédios previstos no Novo PAC, a administração municipal busca oferecer melhores condições de trabalho para as equipes de saúde e mais conforto para a população usuária do SUS.