O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Jundiaí inauguraram nesta quarta-feira (7) o Centro de Viticultura e Enologia da Escola Técnica Estadual Benedito Storani (Etec BeSt). O novo espaço tem como objetivo fortalecer a produção de suco de uva e vinho na região, além de oferecer qualificação profissional para o setor. O investimento total na estrutura foi de aproximadamente R$ 16 milhões.
A solenidade de inauguração contou com a presença do governador em exercício de São Paulo, Felício Ramuth, do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e de representantes do Centro Paula Souza. “Jundiaí é um orgulho para o Estado de São Paulo. E ter esse centro de viticultura e enologia acompanhado de um curso técnico garante não só a qualidade da produção, mas também o desenvolvimento da gestão e administração dos negócios”, destacou Ramuth.
Qualificação profissional e estrutura moderna
O Centro de Viticultura e Enologia já conta com um curso técnico na área, cuja primeira turma iniciou as atividades em agosto de 2023. Com duração de três semestres, o curso é o primeiro do Estado de São Paulo focado na formação de profissionais para o setor.
“Essa é uma conquista importante não apenas para Jundiaí, mas para todo o Estado, pois o centro permitirá avanços significativos na qualidade dos produtos feitos pelos produtores de vinho e suco de uva”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado.
O novo centro conta com estrutura moderna, incluindo salas para produção de suco e vinho, laboratórios químicos, área de envase, adega para armazenamento e uma sala de degustação. A capacidade de processamento do centro é de até cinco toneladas de uva por hora.
Homenagem e impacto no setor
Durante a inauguração, Eduardo Alvarez, gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí e ex-diretor da Etec BeSt, foi homenageado por seu papel na implantação do centro. “Foram 14 anos de planejamento e trabalho até a entrega de um dos centros de viticultura e enologia mais modernos do Brasil”, ressaltou Alvarez.
Para os produtores locais, o novo centro representa um grande avanço. Evandro Marquesim, vinicultor e aluno do curso técnico, destacou a importância da estrutura. “Toda essa tecnologia vai permitir que nossos produtos alcancem um novo patamar, principalmente na qualidade da vinificação, algo que muitos produtores ainda não tinham acesso”, disse.
Atualmente, Jundiaí conta com 22 vinícolas que integram a Rota Turística do Vinho, um dos atrativos da cidade. Com o novo Centro de Viticultura e Enologia, a expectativa é de que o setor ganhe ainda mais impulso, fortalecendo a produção e a tradição vitivinícola da região.