Skip to content Skip to footer

Jundiaí inaugura Parque Linear de R$ 3,6 milhões às margens do rio Jundiaí-Mirim

A Prefeitura de Jundiaí entregou neste domingo (25) o Parque Linear Gonçalo de Souza e o Espaço Família Pet, no entorno do rio Jundiaí-Mirim, no Parque da Represa, com um investimento de R$ 3,6 milhões.

A inauguração, que contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado e outras autoridades, incluiu atividades como aula de Lian Gong e uma caminhada com moradores, marcando a abertura de um espaço voltado à qualidade de vida e à preservação ambiental.

O novo parque conta com pistas de caminhada e ciclovia, pontes de madeira, playground, equipamentos de ginástica, calçadas, quiosques, um espaço dedicado a animais de estimação e 155 pontos de iluminação LED, além de recapeamento asfáltico no entorno.

“Jundiaí é reconhecida pela qualidade de vida, e os parques públicos são parte dos investimentos revertidos para os contribuintes”, afirmou Machado. Ele destacou que a estrutura, com boa iluminação, oferece conforto para famílias e seus pets.

A construção foi planejada para integrar-se ao meio ambiente, segundo o gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Adilson Rosa.

“Aproveitamos as árvores existentes para sombreamento e criamos áreas de circulação e lazer com equipamentos para crianças e suas famílias”, explicou. O projeto preserva a vegetação local e protege o rio Jundiaí-Mirim, principal manancial de abastecimento da cidade.

O Parque Linear é a primeira etapa de um plano maior de conexão entre ciclovias e pistas de caminhada no entorno das represas de Acumulação e Captação de Jundiaí.

A segunda fase, sob responsabilidade da DAE, prevê a integração com o Parque da Cidade, o Mundo das Crianças e o Jardim Botânico.

“São espaços que já funcionam como parques lineares, e essa iniciativa ampliará a área preservada”, disse o diretor-presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho. Ele enfatizou que a ação reforça a segurança hídrica e a proteção dos recursos naturais.

A revitalização da área também visa valorizar o bairro e incentivar a prática de atividades físicas, alinhando-se à vocação de Jundiaí como polo de qualidade de vida no interior paulista. Embora a data da próxima fase não tenha sido divulgada, a prefeitura sinaliza que o projeto deve avançar nos próximos anos.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.