Jundiaí abriu à população a oportunidade de conhecer um protótipo de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ficou em exposição durante algumas semanas no Centro.
A ação faz parte de um esforço da Prefeitura para avaliar alternativas de transporte público, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na cidade e região da Aglomeração Urbana de Jundiaí.
O projeto, liderado pelo prefeito Miguel Haddad, conta com a parceria da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM).
A expectativa é de que um estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira seja apresentado no segundo semestre deste ano.
O prefeito ressaltou que a análise será criteriosa antes de qualquer decisão.
“Os estudos vão definir qual a melhor solução. Todos os detalhes serão avaliados para que possamos avançar com segurança”, disse.
Tecnologia limpa e eficiente
O sistema VLT, adotado em cidades como Amsterdã, Zurique e São Francisco, apresenta características como alta capacidade de transporte, baixo impacto ambiental, funcionamento silencioso e rapidez.
Em Jundiaí, o modelo é visto como uma alternativa para integrar modais e reduzir o tráfego de veículos particulares.
O protótipo em exposição foi fabricado pela Alstom e faz parte de um edital de chamamento de 2011. Outras empresas interessadas na iniciativa incluem Siemens, Bom Sinal e Lohr Industrie.
“A implantação do VLT depende de intervenções civis e de um sistema de operação adequado”, explicou Leslie Tealdi, diretor de Transportes da Secretaria de Transportes.
Benefícios para a mobilidade
Entre as vantagens do VLT estão a capacidade de transportar até 400 passageiros por viagem – o equivalente a seis ônibus comuns ou 200 automóveis –, consumo energético 75% menor que o de um ônibus elétrico e emissão de ruído reduzida.
O projeto também contempla o planejamento de uma linha de metrô leve que conectará Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo.
“Estamos pensando em soluções de longo prazo para preparar Jundiaí para o futuro”, declarou o prefeito.
A Prefeitura já adota outras iniciativas para aprimorar o transporte público, como a instalação de GPS em toda a frota de ônibus, que permite o monitoramento em tempo real e consulta de horários por meio de internet e painéis nos terminais.
Características do VLT
- Capacidade para até 400 passageiros por viagem;
- Consumo de energia 75% menor que o de um ônibus elétrico;
- Baixo nível de ruído e impacto ambiental;
- Alimentação elétrica por linhas suspensas ou sistemas sem fios;
- Estímulo à urbanização e paisagismo no entorno das linhas.
A exposição do protótipo e o debate público pretendem ampliar o conhecimento sobre o sistema e discutir sua viabilidade como solução para os desafios da mobilidade em Jundiaí.
Fonte: Portal Mobilize Brasil