Skip to content Skip to footer

Jundiaí registra 1.666 casos de dengue e amplia ações de combate

O município de Jundiaí acumula 1.666 casos de dengue em 2024, sendo 1.593 autóctones e 73 importados, de acordo com o último Boletim de Arboviroses.

O bairro Novo Horizonte lidera em ocorrências, com 258 casos, seguido pelo Residencial Jundiaí (229), Almerinda Chaves (143), Tulipas (94), Alvorada (74) e Jardim Tamoio (60). Diante desse cenário, a Prefeitura intensificou as ações de combate e prevenção da doença.

Além das vistorias residenciais, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), fiscaliza regularmente estabelecimentos comerciais e industriais classificados como Pontos Estratégicos (PEs).

Entre os locais monitorados estão autopeças, comércios de recicláveis, borracharias, floriculturas, ferros-velhos e indústrias, que têm maior propensão a abrigar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A VISAM também realiza treinamentos para proprietários e responsáveis, abordando a legislação sanitária e medidas preventivas.

“Essas atividades integram nosso trabalho permanente de controle das arboviroses. Com o atual cenário epidemiológico, ampliamos todas as ações para conter a proliferação do mosquito”, afirmou o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

A Prefeitura reforça a importância da colaboração de empresas e comércios na prevenção da dengue. Os estabelecimentos devem eliminar recipientes com água parada, como vasos de plantas, pneus e caixas d’água, além de manter limpas as áreas externas.

“Somente com o engajamento de todos conseguiremos reduzir os casos na cidade”, destacou Grijota.

Denúncias sobre locais com possíveis focos do mosquito podem ser feitas pelo canal 156 da Prefeitura.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.