Skip to content Skip to footer

Loteamentos irregulares crescem 31% em oito anos, aponta prefeitura

O número de loteamentos irregulares em Jundiaí aumentou 31% nos últimos oito anos, passando de 284 em 2017 para 372 em 2025, segundo dados da prefeitura.

O crescimento é acompanhado por um avanço nos processos de regularização, impulsionado por ações para promover segurança jurídica e ordenamento territorial. Atualmente, a cidade registra 42 processos ativos de fiscalização de ocupações clandestinas.

Paralelamente, a regularização tem avançado: dos 372 parcelamentos irregulares, 306 estão enquadrados na modalidade REURB-E (Regularização Fundiária Urbana de Interesse Específico) e 66 na REURB-S (Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social). Em 2017, 199 processos estavam em andamento.

A REURB-S atende núcleos informais de baixa renda, com custos públicos, enquanto a REURB-E abrange outras ocupações, financiadas pelos beneficiários ou responsáveis.

Entre os processos em 2025, na REURB-E, 138 já foram regularizados, 136 estão em análise, 25 aguardam projeto, 6 foram indeferidos e 1 está em avaliação de enquadramento. Na REURB-S, 19 estão regularizados, 20 seguem em análise e 27 ainda não apresentaram projeto.

Desde a implementação da Lei Federal nº 13.465/2017, que instituiu a Regularização Fundiária Urbana (REURB), a prefeitura tem fortalecido ações de fiscalização e controle.

Segundo informações da Diretoria de Assuntos Fundiários da prefeitura, as medidas incluem a abertura de processos administrativos, comunicação à Polícia Civil para investigação criminal e acionamento do Ministério Público e de órgãos como CRECI e CREA em casos que envolvam profissionais da área.

A Prefeitura incentiva denúncias pelo telefone 156.

A fiscalização também se intensificou com o uso de imagens comparativas e parcerias com a DAE Jundiaí. Loteadores clandestinos são sujeitos a penalidades previstas na Lei nº 6.766/1979.

A prefeitura atua também contra reparcelamentos irregulares.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.