Skip to content Skip to footer

Luiz Fernando apresenta projeto de complexo de represas ao secretário estadual de Saneamento

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, apresentou, na manhã desta sexta-feira (3), ao secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, o projeto para a construção de um complexo de represas na região.

A iniciativa, orçada em R$ 300 milhões, visa ampliar a segurança hídrica do município e contará com o apoio técnico do governo do Estado.

O complexo será composto por três represas, com capacidade total de vazão de 270 litros por segundo, integradas a uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA).

Segundo o prefeito, os recursos para a obra serão solicitados ao Ministério das Cidades, por meio de verbas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“O apoio solicitado à secretaria estadual diz respeito aos aspectos técnicos da outorga e da construção do complexo de represas e da ETA”, explicou Luiz Fernando durante o encontro.

Apoio do Estado

O secretário Benedito Braga elogiou a iniciativa, destacando sua relevância para a segurança hídrica da região, especialmente diante das mudanças climáticas.

“Com a grande variabilidade do clima atualmente, é preciso que estejamos preparados para enfrentar períodos mais longos e irregulares de seca e chuvas. Jundiaí faz parte da macrometrópole que vai de Santos a Campinas, e essa proposta terá todo o apoio da secretaria”, afirmou.

Braga também ressaltou a importância estratégica de Jundiaí como polo da indústria alimentícia nacional, reforçando a necessidade de garantir o abastecimento de água para o desenvolvimento econômico da região.

Próximos passos

O diretor do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari, colocou o órgão à disposição para agilizar a realização de uma reunião técnica, que deve ocorrer já na próxima semana. O encontro terá como objetivo apresentar o projeto elaborado pela equipe de Jundiaí.
Eduardo Palhares, diretor-presidente da DAE Jundiaí, que também participou da reunião, destacou a importância do projeto para o futuro da cidade.

“É uma iniciativa que vai contribuir significativamente para o desenvolvimento de Jundiaí”, afirmou.

Renovação da outorga

Durante o encontro, o prefeito Luiz Fernando agradeceu ao secretário estadual pela renovação da outorga para captação de água do Rio Atibaia, válida por mais dez anos.

A autorização, publicada no Diário Oficial do Estado em 22 de fevereiro, permite à DAE captar água não apenas do Rio Atibaia (4.320 m³/hora), mas também do Rio Jundiaí Mirim (6.515 m³/hora), do Ribeirão da Ermida (162 m³/hora) e do Córrego da Estiva (180 m³/hora), 24 horas por dia, durante todo o ano.

“Essa renovação é fundamental para Jundiaí, pois garante o abastecimento de água à população e oferece segurança hídrica para as empresas já instaladas e as que venham a se instalar no município, gerando emprego e renda para as famílias”, destacou o prefeito.

Com o apoio do governo estadual e a expectativa de captação de recursos federais, o projeto do complexo de represas avança como uma das principais iniciativas para o desenvolvimento sustentável de Jundiaí e região.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.