Skip to content Skip to footer

Martinelli garante uniforme e material escolar para alunos da rede municipal

O prefeito eleito de Jundiaí, Gustavo Martinelli (União Brasil), anunciou que todos os 34 mil alunos da rede municipal de ensino receberão uniformes e materiais escolares completos no início do ano letivo de 2025.

A medida foi confirmada durante coletiva de imprensa nesta semana e faz parte do compromisso de sua gestão em garantir igualdade de condições para o aprendizado.

Atualmente, os uniformes entregues aos estudantes incluem uma blusa de frio, uma calça, duas bermudas ou shorts-saia, e duas camisetas de manga curta, além de um kit escolar com itens básicos.

No entanto, para 2025, a gestão do prefeito Luiz Fernando Machado (PL) havia restringido o fornecimento do uniforme completo e do kit escolar completo apenas aos alunos cadastrados no programa Bolsa Família, enquanto os demais receberiam apenas duas camisetas e um kit reduzido.

Essa decisão gerou críticas de Martinelli ainda durante o período de transição. Em novembro, a equipe do prefeito eleito protocolou ofício solicitando a manutenção da entrega completa para todos os estudantes, alegando que a restrição criava desigualdades no acesso à educação.

“Nosso compromisso é assegurar que todas as crianças tenham as mesmas condições para aprender e se desenvolver, independentemente de sua situação socio conômica”, disse Martinelli à época.

Reorganização Orçamentária

Durante a entrevista, Martinelli explicou que o orçamento para a educação em 2025 será semelhante ao de 2024, mas que sua equipe pretende reestruturar prioridades para garantir a entrega dos uniformes e materiais escolares completos.

A secretária de Educação designada, Priscila Alves da Costa, afirmou que serão realizadas revisões contratuais e fortalecidas parcerias locais, como com cooperativas de agricultores, para otimizar recursos e melhorar a qualidade das merendas escolares.

Martinelli também ressaltou que as dificuldades orçamentárias não impedirão sua gestão de cumprir o compromisso.

Histórico de Discussões

O tema já havia sido pauta de reuniões de transição entre as gestões.

A atual gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, havia justificado os cortes na entrega de uniformes e materiais pela redução de recursos destinados à área, que passou de R$ 38 milhões para R$ 20 milhões.

Segundo ela, a medida visava respeitar as restrições fiscais e a responsabilidade financeira da Prefeitura.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.