Skip to content Skip to footer

Martinelli oficializa Márcia Facci como titular da Saúde

O prefeito Gustavo Martinelli (União Brasil) oficializou nesta sexta-feira (21) a médica Márcia Pereira Dobarro Facci como titular da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), responsável pela saúde pública de Jundiaí.

A decisão veio após um período de interinidade, iniciado em 30 de janeiro, quando Dra. Márcia assumiu o cargo após a saída do médico Adolfo Martin da Silva, que alegou problemas de saúde. Desde o início da gestão Martinelli, Dra. Márcia ocupava o cargo de gestora-adjunta da Saúde.

Com 38 anos de experiência na medicina e mais de duas décadas dedicadas à gestão pública, Dra. Márcia é formada em Clínica Médica, com especializações em Geriatria e Medicina Legal. Ela já foi secretária de Saúde de Jundiaí durante a gestão do ex-prefeito Ary Fossen (2005-2008).

Em sua primeira declaração como secretária, Dra. Márcia enfatizou seu compromisso com a melhoria da eficiência e a ampliação do acesso aos serviços de saúde.

“Nosso objetivo é tornar a saúde mais conectada e eficiente, garantindo que cada cidadão tenha acesso aos recursos necessários para o seu cuidado”, afirmou.

Equipe e foco na transparência

Ao lado de Dra. Márcia, Allan Gomes de Lorena assume como gestor adjunto da Saúde. Com experiência no Sistema Único de Saúde (SUS), Allan tem atuado em áreas como Atenção Primária, Saúde Mental e Prevenção de Doenças.

De acordo com a Prefeitura, a nova equipe priorizará a transparência e a qualificação dos serviços de saúde, com planos de expansão das unidades de saúde em regiões como Ponte São João, Central e Hortolândia.

A nomeação ocorre em um momento de ajustes orçamentários.

Márcia Facci também integrou a equipe de transição do governo Martinelli, durante a qual levantou preocupações sobre cortes superiores a R$ 100 milhões no orçamento da saúde, alertando sobre possíveis impactos no atendimento à população.

Desafios e prioridades

A nova gestora assume a UGPS em um cenário desafiador. Em participação no podcast “A Jundiaí que as Mulheres Merecem”, no ano passado, Dra. Márcia destacou questões críticas para a saúde das mulheres no município, como o acesso ao tratamento de câncer ginecológico e as longas filas de espera para cirurgias.

Ela ressaltou a necessidade de campanhas contínuas de prevenção, com foco em câncer de mama e colo do útero, além de uma requalificação da triagem de pacientes para priorizar casos mais graves.

Outro ponto abordado na entrevista, foi a saúde bucal, área em que Jundiaí ainda enfrenta desafios. Apesar de programas estruturados, a falta de dentistas em algumas unidades básicas limita o atendimento. Dra. Márcia defendeu um foco maior na prevenção, especialmente na primeira infância e adolescência, para reduzir problemas futuros.

Legado e expectativas

A trajetória da Dra. Márcia inclui passagens pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e pela Superintendência do Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (IMESC).

Sua experiência e compromisso com a saúde pública geram expectativas positivas, mas também desafios significativos, especialmente em um cenário de restrições orçamentárias.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.