O mercado imobiliário de Jundiaí segue em expansão, com destaque para os empreendimentos horizontais. Durante o Encontro de Mercado promovido pelo Secovi-SP e pela Proempi no dia 3 de dezembro, foram apresentados dados que confirmam o dinamismo do setor na cidade.
De acordo com Marcelo Gonçalves, da Brain Inteligência Estratégica, em 2024, Jundiaí registrou o lançamento de quatro empreendimentos horizontais, totalizando 1.165 unidades e um Valor Geral de Venda (VGV) de R$ 292,2 milhões.
No segmento vertical, foram três empreendimentos lançados, com 458 unidades e um VGV de R$ 191,7 milhões. O estudo também apontou que a cidade conta atualmente com 30 empreendimentos ativos e 649 unidades disponíveis para venda.
Os dados apresentados também incluíram um comparativo entre os anos de 2021 e 2024, revelando oscilações no número de lançamentos, unidades vendidas e VGV. Apesar dessas flutuações, o ano de 2024 mostrou um cenário positivo, com aumento na atividade do setor e redução dos estoques.
Segundo Caio Portugal, vice-presidente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do Secovi-SP, Jundiaí tem atraído cada vez mais pessoas de fora, especialmente da capital paulista, devido à qualidade de vida oferecida.
Ele ressaltou que a cidade lidera o mercado de loteamentos no Estado e destacou algumas tendências para 2025, como a redução do tamanho dos lotes individuais, o recrudescimento da legislação ambiental e urbanística, e a crescente demanda por atributos como lazer, segurança e serviços integrados aos bairros.
Além disso, urbanismo, arte, paisagismo e infraestrutura urbana são elementos que estão se tornando diferenciais para além do preço e da localização.
Outro ponto relevante é o impacto regional. Jundiaí faz parte de um grupo de 41 municípios monitorados pelo Secovi-SP, que representam 40% da população do interior paulista. Esse dado reforça a importância da cidade como um dos principais polos de desenvolvimento imobiliário do Estado.
Os dados apresentados no evento reforçam a posição de Jundiaí como um dos principais centros do mercado imobiliário paulista, impulsionado por um planejamento urbano que alia expansão e qualidade de vida.