Skip to content Skip to footer

Miguel Haddad diz que vota contra anistia ao caixa 2. E cumpre

ATUALIZAÇÃO EM 1 de dezembro de 2016

O deputado federal e ex-prefeito Miguel Haddad (PSDB) disse nesta sexta-feira (25) que vai voltar contra a anistia ao caixa 2 quando o projeto foi levado à votação.

Segundo Haddad, ele votou favorável apenas ao pedido de urgência para a votação da medida e não o projeto em si.

“Como eu poderia ter votado a favor da anistia para o caixa dois se o projeto ainda não foi à votação?” perguntou o deputado.

Ele esclareceu que a votação só deve acontecer na próxima semana.

“Isso provavelmente ocorrerá na semana que vem. Aí o eleitor poderá conferir quem votou a favor ou contra”.

Para Miguel Haddad o que existe é uma desinformação a respeito do assunto.

“O que foi votado foi um pedido de urgência para a votação da medida e não a medida. O meu voto, quando o projeto de anistia do caixa dois for à votação, contrário à sua aprovação, já está declarado, é um compromisso público”.

A Câmara dos Deputados aprovou no início da tarde desta quinta-feira (24) um pedido de urgência para a votação do projeto de lei com as chamadas medidas anticorrupção.

Votaram a favor 312 deputados (entre ele Miguel Haddad), 65 votaram contra e 2 se abstiveram.

Deputados articulam para que a anistia seja incluída no texto que será analisado pela Câmara. O caixa dois é o recebimento de doações eleitorais não declaradas à Justiça.

Em uma segunda votação, os deputados rejeitaram o pedido para que todas as votações do pacote anticorrupção fossem feitas por meio de votação nominal, quando é identificado como votou cada deputado.

O pedido para que todas as votações fossem com a identificação do voto partiu do PSOL, como uma forma de dar transparência à eventual tentativa de aprovar uma anistia ao crime de caixa dois.

“Isso é estabelecer a transparência no debate do processo”, afirmou o líder do PSOL, Ivan Valente (SP).

ATUALIZAÇÃO EM 1 de dezembro de 2016

Depois da votação do dia 30 de novembro, quando a Câmara dos Deputados aprovou a nova lei, o deputado afirmou:

“O Brasil acordou hoje triste com a tragédia do time Chapecoense e indignado com o resultado da votação das 10 medidas contra a corrupção. Infelizmente nós que votamos contra a criminalização da Justiça, e a anistia do Caixa 2, não conseguimos impedir, ao final estávamos em minoria, a aprovação dos destaques, que desfiguraram o projeto original”.

Para o deputado do PSDB, no entanto, o trabalho continua.

“O que importa agora é que a luta continua. Podemos reverter ainda essa situação. No entanto, para que isso aconteça é preciso que a população mostre que está atenta e não aceita essas manobras. O Brasil quer a mudança. É uma exigência do povo brasileiro. Temos de lutar para levá-las adiante”.

Veja video gravado pelo deputado Miguel Haddad

https://www.facebook.com/miguelmhaddad/videos/1105310919566190/

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.