Skip to content Skip to footer

OMS, define Pandemia como a disseminação mundial de uma nova doença

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define pandemia como a disseminação mundial de uma nova doença, com transmissão sustentada entre pessoas em diferentes continentes. O termo é utilizado quando um surto, inicialmente localizado, ultrapassa fronteiras e passa a representar um risco global.

A classificação não está necessariamente ligada à gravidade da enfermidade, mas sim à sua expansão geográfica. Doenças consideradas brandas podem ser pandemias, assim como vírus mais letais podem nunca atingir esse estágio se forem contidos em áreas específicas.

Quando uma epidemia se torna pandemia?

A evolução de uma epidemia para uma pandemia ocorre quando há transmissão sustentada em diversos países e continentes. No caso da Covid-19, o novo coronavírus foi inicialmente identificado na China e, em poucos meses, atingiu mais de 115 países, o que levou a OMS a declarar a pandemia em 11 de março de 2020.

A declaração não altera as medidas recomendadas para conter a disseminação do vírus. Segundo a OMS, governos devem continuar a ampliar a capacidade de resposta, proteger profissionais de saúde, isolar e tratar casos confirmados, além de rastrear contatos para reduzir novos contágios.

Pandemias na história

A pandemia mais recente antes da Covid-19 foi a da gripe H1N1, em 2009, que infectou cerca de 1 bilhão de pessoas no primeiro ano. A gripe espanhola, entre 1918 e 1920, é considerada uma das mais mortais da história, com um número estimado entre 50 milhões e 100 milhões de vítimas.

Especialistas alertam que novas pandemias podem surgir no futuro, reforçando a importância de sistemas de vigilância epidemiológica e resposta rápida a surtos emergentes.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.