A Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) dá início à sua temporada 2025 neste sábado (22), às 20h, no Teatro Polytheama. O concerto de abertura trará um repertório especial, com obras de Jean Sibelius, Wolfgang Amadeus Mozart e Piotr Ilitch Tchaikovsky.
Para abrir a noite, a orquestra interpretará “Andante Festivo”, peça de caráter hínico e solene do compositor finlandês Jean Sibelius, em homenagem aos seus 160 anos de nascimento.

Na sequência, o público poderá apreciar o “Concerto para piano nº 13 em Dó Maior”, de Mozart, com participação especial do pianista Horácio Gouveia, doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e com formação também na Universidade Albert Ludwig, na Alemanha. Gouveia é reconhecido pela crítica como um dos pianistas brasileiros mais talentosos de sua geração.
O encerramento da noite ficará por conta da “Serenata Op. 48”, de Tchaikovsky. Escrita durante uma estadia do compositor na Ucrânia, a obra homenageia Mozart ao unir elementos do classicismo austríaco a influências da valsa vienense e do folclore russo.
A regente e diretora artística da OMJ, Claudia Feres, destacou a qualidade do grupo e a diversidade da programação.
“Temos um time de chefes de naipe de altíssimo nível, garantindo uma execução de excelência para esta temporada. Pensamos em um repertório que atenda tanto os amantes da música clássica quanto novos públicos, incluindo crianças e estudantes. Além disso, levaremos a Orquestra para outros espaços, como escolas e bairros da cidade.”
Os ingressos para a apresentação são gratuitos e podem ser retirados a partir das 10h30 da sexta-feira (21), nas bilheterias e totens eletrônicos do Teatro Polytheama e do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, ou pela plataforma Sympla.
Antes do concerto, a OMJ realiza um ensaio aberto ao público na sexta-feira (21), às 14h, também no Polytheama, com entrada gratuita por ordem de chegada.
Temporada 2025
Além do concerto inaugural, a OMJ terá outras apresentações no Teatro Polytheama ao longo do ano, incluindo o “Concerto do Ano Brasil-França” (31 de maio), uma apresentação especial com jovens músicos do Projeto Guri (23 de agosto) e o “Concerto para Crianças” (19 de outubro), em homenagem aos 190 anos de nascimento de Camille Saint-Saëns, com participação da Cia. Jovem de Dança.
A Orquestra também levará a música clássica para outros espaços, com apresentações temáticas, como o concerto da Semana Santa na igreja da Vila Arens, no dia 12 de abril, e o concerto de Natal na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em 20 de dezembro.
O Teatro Polytheama está localizado na Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.