O impacto do deslizamento ocorrido em Ivoturucaia, que afetou Jundiaí e Várzea Paulista, e a necessidade de melhorias na passarela da Rodovia Vice-Prefeito Hermenegildo Tonoli, que liga Jundiaí a Itupeva, estiveram entre os principais temas discutidos por prefeitos da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), realizada no `Paço Municipal de Jundiaí, nesta segunda-feira, 31.
Também foram debatidas ações do Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo (IGC-IDESP), o funcionamento do Escritório Técnico de Projetos, a organização da Conferência Estadual das Cidades Paulistas e o cronograma de atividades das Câmaras Temáticas.
Os debates ocorreram nesta segunda-feira (31), em Jundiaí, durante reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento da RMJ, que reuniu prefeitos e representantes municipais.
O prefeito de Jundiaí e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMJ, Gustavo Martinelli, destacou a importância da integração regional para o avanço de pautas prioritárias como habitação, mobilidade e segurança.
A prefeita de Jarinu e vice-presidente do conselho, Débora Prado, ressaltou que a cooperação entre os municípios fortalece as reivindicações junto ao Estado e à União para obtenção de recursos.
Já o subsecretário José Police Neto reforçou a necessidade de alinhamento entre Estado e municípios para a formulação de políticas públicas eficientes. O encontro também contou com informes sobre programas e iniciativas que impactam a região.
Estiveram presentes o subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, José Police Neto, e os prefeitos Rodolfo Braga (Várzea Paulista), Débora Prado (Jarinu), Paulo Finamore (Louveira), Rogério Cavalin (Itupeva), Noemi Bernardes (Cabreúva) e Jaderson Spina (secretário de Obras de Campo Limpo Paulista), além de outros representantes estaduais e municipais.
Criada em julho de 2022, a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) foi instituída com o objetivo de promover a cooperação entre os municípios e fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano, infraestrutura e segurança.
A RMJ é composta por sete cidades: Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Louveira, Itupeva, Cabreúva e Jarinu. A criação da RMJ busca facilitar o planejamento integrado e o acesso a investimentos estaduais e federais para melhorias regionais.