A Prefeitura anunciou nesta terça-feira (15) um plano para melhorar a infraestrutura viária e ampliar a segurança no bairro Corrupira. Entre as novidades estão a construção de um viaduto sobre a rodovia Geraldo Dias, novas marginais para acesso à avenida Nicola Accieri e medidas para reforçar a segurança pública na região.
O projeto prevê a construção de um viaduto na altura da avenida André Costa, que oferecerá uma alternativa de tráfego sem a necessidade de utilizar a passagem inferior à ferrovia. Além disso, duas novas marginais serão implantadas, proporcionando acesso direto à avenida Nicola Accieri e desafogando o trânsito local.
Os investimentos nas marginais serão responsabilidade da Prefeitura, enquanto o viaduto será executado por meio de uma contrapartida da iniciativa privada. No entanto, a execução das obras depende de autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão federal responsável pela concessão ferroviária.
“Estamos agendando uma reunião com a ANTT para pedir celeridade nesse processo”, explicou José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças. “Essa obra é uma prioridade do governo municipal, e temos recursos garantidos no Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 para tirá-la do papel.”
Além disso, a passagem inferior à ferrovia será reformada para compatibilizar-se com o futuro leito mais largo necessário para a implantação do Trem Intercidades (TIC). Esse projeto, gerido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) e apoiado pela CPTM, exigirá 17 intervenções ao longo do traçado ferroviário na cidade.
A Prefeitura assinará nos próximos dias um convênio com o Governo do Estado para garantir os recursos necessários.
Reforço na segurança pública
Em paralelo às melhorias viárias, a Prefeitura detalhou um conjunto de medidas voltadas para a segurança do bairro. Cel. Carla Basson, gestora de Segurança Municipal, destacou a instalação de câmeras de vigilância próximas à passagem inferior, além de refletores e pintura para aumentar a visibilidade noturna.
As novas câmeras fazem parte do programa Município Seguro, cujos investimentos estão previstos para médio prazo. Uma delas será instalada em curto prazo, monitorando o fluxo no sentido bairro-rodovia.
O anúncio foi feito durante um encontro no salão de festas da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, que reuniu gestores municipais, técnicos e moradores locais.