A Prefeitura de Jundiaí divulgou nesta quarta-feira (10) um balanço dos 100 primeiros dias da gestão do prefeito Gustavo Martinelli (União Brasil), com foco em ações de impacto fiscal, zeladoria e ampliação de serviços públicos.
Os dados são do material oficial distribuído pela administração.
Segundo o governo, a revisão de contratos e compras realizadas neste início de mandato deve resultar em uma economia de R$ 21 milhões.
Entre os exemplos citados, está a compra de 10 mil toneladas de massa asfáltica, com economia declarada de 42% em relação ao valor de referência. Não foram informados, porém, os contratos específicos, prazos de entrega nem a metodologia usada no cálculo da economia.
Na área de infraestrutura, a prefeitura afirma ter instalado 30 km de iluminação de LED e retomado mutirões de roçagem, tapa-buracos e podas, dentro do programa Quem Ama Cuida, que também prevê reestruturação de equipes.
Na educação, a gestão aponta a convocação de mais de mil vagas em creches e o aumento do número de estudantes no CMEJA (Educação de Jovens e Adultos), de 900 para 1.400 alunos.
Também foi entregue a nova quadra da EMEB Luiz Bárbaro e lançado o programa Escola da Gente, que distribui uniformes e materiais a cerca de 37 mil estudantes, segundo o balanço.
No setor social, a prefeitura afirma que reduziu em 70% a fila de espera do Cadastro Único, o que ampliaria o acesso da população a programas federais e municipais. Foram regularizadas 500 matrículas habitacionais e anunciadas a reforma de 25 casas e a construção de 132 novas unidades.
No bairro Novo Horizonte, foi inaugurado um novo centro de referência (CREAS 2), voltado ao atendimento a famílias em situação de risco.
Na saúde, foram incorporadas três novas ambulâncias ao SAMU e anunciada uma parceria com o Hospital AC Camargo para atendimento oncológico. Também há previsão de entrega de uma Farmácia de Alto Custo.
A Prefeitura afirma que os serviços foram mantidos nos Prontos Atendimentos mesmo com orçamento mais apertado e dívidas herdadas, mas não foram apresentados relatórios financeiros da área.
Na segurança, o governo anunciou a criação da Ronda Rural, a entrega de cinco viaturas para a Guarda Municipal e o aumento de 50% no efetivo da Defesa Civil. Foi inaugurada a nova sede do Centro de Monitoramento (CRIM), que integra sistemas de videomonitoramento.
Outras ações mencionadas envolvem a reestruturação do Parque do Corrupira, com entrega prometida para 1º de maio, o lançamento de programas nas áreas de empregabilidade, inovação e apoio ao campo e a realização da 40ª edição da Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos