A Prefeitura de Jundiaí concluiu na última quarta-feira (8) a programação da Semana do Meio Ambiente com a apresentação do Plano de Trabalho dos estudos para a requalificação do Vale do Rio Jundiaí.
O evento foi realizado no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping Jundiaí, sob a coordenação da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA).
O gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho, detalhou o contrato firmado para o desenvolvimento do estudo, que será conduzido pelo Consórcio Jundiáy.
“Com prazo de um ano, o Plano de Trabalho prevê a definição de diretrizes para os 28 quilômetros do Vale do Rio Jundiaí e o desenvolvimento do projeto básico para um trecho de um quilômetro, compreendido entre o Viaduto da Avenida São João e a rua José Belesso. Faremos reuniões periódicas para prestação de contas e discussão com a população das soluções encontradas”, explicou.
Segundo Scarabello, a iniciativa é desdobramento de um concurso realizado em 2019, que teve como objetivo buscar ações para a requalificação do Vale, contemplando questões urbanísticas, ambientais e de mobilidade.
“O objetivo é repensar o papel do Vale do Rio Jundiaí no município, criando um novo desenho urbano para a área. Redefinir condições de adensamento, mobilidade e preservação do meio ambiente a partir do histórico e cultural”, afirmou o gestor.
O estudo básico abrange um levantamento hidrológico, projeto hidráulico do canal conforme os parâmetros recomendados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), infraestrutura de saneamento, projetos estruturais de pontes e galerias, além de um projeto urbanístico.
Também será definida a área de influência para viabilizar uma operação urbana consorciada ou um instrumento similar.
Scarabello destacou que a concretização do plano é um projeto de longo prazo e que as diretrizes a serem estabelecidas visam preservar áreas fundamentais para a adequação do canal do rio.
“Os 28 quilômetros no município de Jundiaí ficam dentro da zona urbana e podem ser usados como corredor de mobilidade e lazer, com infraestrutura adequada ao transporte coletivo, ao trânsito de ciclistas e pedestres, um corredor de qualidade de vida”, disse.
O contrato com a empresa vencedora deve ser assinado nas próximas semanas, com início dos trabalhos previsto para julho e conclusão em até 12 meses, segundo a Prefeitura.