Skip to content Skip to footer

Prefeitura apresenta projeto para conservação da Serra do Japi no Dia da Água

O projeto “Olhos da Serra”, voltado à conservação ambiental da Serra do Japi, foi apresentado nesta terça-feira (22) durante um evento no Centro de Referências em Educação Ambiental (Cream), em Jundiaí.

A iniciativa foi divulgada no mesmo dia em que se celebrou o Dia Mundial da Água e contou com a presença de autoridades locais e representantes do setor privado.

O projeto prevê a conservação de 2.071 hectares da Serra do Japi por meio de monitoramento via satélite, câmeras de vigilância, placas educativas e atividades de sensibilização comunitária.

A iniciativa é conduzida pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) e pela Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara), com financiamento da Coca-Cola Foundation e da Global Environment & Technology Foundation (GETF).

“Este é um exemplo de como a colaboração entre a sociedade civil, o setor privado e o poder público pode gerar impacto positivo para a comunidade e o meio ambiente”, afirmou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, durante a cerimônia de lançamento.

Também presente no evento, o prefeito de Limeira e presidente do Consórcio PCJ, Mário Botion, destacou a importância do envolvimento do setor privado na iniciativa.

“A Coca-Cola acompanhará de perto a aplicação dos recursos e, com o sucesso do projeto, poderá expandir a experiência para outras regiões do Brasil”, disse.

A ação também conta com o apoio da Prefeitura de Jundiaí, Coca-Cola FEMSA Brasil, Coca-Cola Brasil, Fundação Serra do Japi, Guarda Municipal, Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), Defesa Civil e Departamento de Água e Esgoto de Jundiaí (DAE).

Durante o evento, a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes, ministrou uma palestra sobre a biodiversidade da região.

Para marcar o Dia Mundial da Água, projeções de luz foram exibidas em cinco pontos da cidade: o prédio do DAE, as igrejas Santa Clara e Nossa Senhora do Desterro (Matriz), o Paço Municipal e o Maxi Shopping Jundiaí.

As projeções foram criadas pelos artistas Carla Candiotto e Rodrigo Matheus, do Espaço Japi Meio Ambiente e Cultura.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.