A Prefeitura de Jundiaí, em colaboração com a concessionária AutoBAn, apresentou um projeto abrangente para melhorar a mobilidade na cidade e nas regiões Oeste e Sul, principalmente nas áreas próximas ou ao longo da rodovia Anhanguera. O projeto contempla cinco obras prioritárias que visam facilitar o trânsito e criar novas opções de conexão entre diferentes pontos da cidade.

Entre as intervenções mais significativas do Vetor Oeste, estão a duplicação do túnel da avenida Prefeito Luís Latorre, sob a Rodovia João Cereser (1), e o prolongamento da mesma avenida até a Anhanguera. Esta obra incluirá uma transposição da rodovia, que poderá ser feita superior ou inferiormente, além do prolongamento da avenida Frederico Ozanan, que terá acesso à região do Distrito Industrial (2).
Outra importante intervenção na região envolve a construção de uma nova transposição na altura do bairro Engordadouro, ligando as avenidas Pedro C. Fornari à Engenheiro João F.G. Molina, através da Rodovia Anhanguera (3).
Essas obras, com transposições superiores e inferiores, têm como objetivo garantir a fluidez do trânsito na cidade e nas rodovias que atravessam a região.
“Sabemos do crescimento significativo das regiões Oeste e Sul e isso precisa acompanhar investimentos de grande monta para melhorar a qualidade de vida das pessoas, através de articulações que buscam recursos junto ao Governo do Estado. Essas obras e intervenções visam combater a lentidão do trânsito em diferentes trechos, como na rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto entre as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, e também na região dos bairros Vila Rami e Comercial,” afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado. “Essas obras são importantes para que nossa cidade e a Região continuem se desenvolvendo com qualidade de vida e oportunidades para os moradores.”
Após a apresentação do projeto à AutoBAn, o próximo passo será buscar a aprovação do Governo do Estado, por meio da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), para que as propostas sejam transformadas em projetos executivos.
“Obras estruturais como essas não buscam apenas corrigir problemas que percebemos hoje, mas também fazem parte de um planejamento que olha a cidade alguns anos à frente,” declarou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Mobilidade é um problema em todas as cidades do mundo. Jundiaí está terminando o seu Plano de Mobilidade Urbana, que vai operar junto com o Plano Diretor, para orientar os investimentos no sistema viário e de transportes, daqui para o futuro. Esses projetos feitos em conjunto já estão sintonizados com esses vetores de crescimento e vamos escalar recursos para tirá-los do papel, em parceria com o Governo do Estado. Os projetos de médio prazo devem ser viabilizados de 2022 a 2025 e outros, mais estruturantes, de 2026 a 2030.”

No Vetor Sul, a área entre as avenidas 14 de Dezembro e Jundiaí, na rodovia Anhanguera, também passará por modificações. Entre as intervenções previstas, está a construção de uma transposição da rodovia, ligando os bairros Vila Rami e Vila Comercial ao Córrego das Flores e à Avenida 14 de Dezembro (4). Outra obra planejada para a região é a criação de novas transposições superiores que permitirão o acesso à Avenida Jundiaí pela Anhanguera (5).
“Temos dialogado com a AutoBAn e com o Governo do Estado sobre a importância dessas obras. No caso da transposição pelo Córrego das Flores, consideramos de grande importância para desafogar o trânsito e para ser uma opção aos motoristas que utilizam o pontilhão da rua Santa Inês para ter acesso à marginal da Rodovia Anhanguera,” explicou o vice-prefeito Gustavo Martinelli.
“Nossas reuniões de trabalho com os técnicos da AutoBAn foram muito produtivas,” contou Marco Antonio Bedin, arquiteto e chefe de Diretrizes Viárias do Departamento de Projetos Urbanos. “Elaboramos nosso trabalho, com as propostas prioritárias para transposição nas rodovias e melhoria do sistema viário do município, após análise dos dados e estudo apresentado pela CCR AutoBAn.”
Com essas intervenções, a Prefeitura de Jundiaí e a AutoBAn buscam garantir a melhoria contínua da mobilidade na cidade, que acompanha o crescimento da região e a demanda por infraestrutura mais eficiente.