A Prefeitura de Jundiaí inaugurou, neste sábado (14), o Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES), que recebeu investimentos de R$ 42 milhões. Segundo a administração municipal, o espaço abrigará a Guarda Municipal (GM), SAMU e SAEC, Defesa Civil, o centro de monitoramento do Trânsito, além do Centro Integrado de Controle e Comunicação (CICCOM).
Com aproximadamente 11 mil m² de área construída, a nova sede está localizada na avenida 14 de Dezembro. De acordo com a Prefeitura, a escolha do local levou em consideração a proximidade com as rodovias e o acesso facilitado a todas as regiões da cidade.
“O CIES é mais um moderno equipamento feito pela administração, que abarcará toda a tecnologia e estratégia necessária para atender as demandas de urgência e emergência. Jundiaí, mais uma vez, inova ao entregar um dos equipamentos públicos mais modernos do Brasil que, somado à competência dos nossos servidores, possibilitará a prestação de serviços integrados, inteligentes e de excelência”, disse o Prefeito Luiz Fernando Machado (PL).
Nos últimos dias, os servidores da Defesa Civil, SAMU e SAEC finalizaram a mudança e já estão operando no novo espaço. A Guarda Municipal segue com o processo de migração para a nova sede, que, segundo a administração, deve ocorrer gradualmente devido à complexidade da mudança.
A Defesa Civil passa a contar, pela primeira vez em 47 anos, com uma sede própria. O prédio de três pavimentos, com aproximadamente 700 m², será referência para toda a América Latina, de acordo com a Prefeitura.
A estrutura inclui uma estação meteorológica e uma plataforma de coleta de dados para monitoramento climático em tempo real, além de auditório, sala de treinamento, almoxarifado e espaço de descompressão para os funcionários.
A nova sede do SAMU e SAEC conta com dois pavimentos de 765 m² e abrigará cerca de 200 funcionários. A Prefeitura destaca que o espaço foi projetado para melhorar a qualidade de vida dos servidores, oferecendo salas de descompressão, treinamento e auditório para capacitações.
O SAMU opera atualmente com cinco viaturas de Suporte Básico de Vida e uma de Suporte Avançado, além de veículos reservas. Segundo a administração, a equipe conta com 124 profissionais e realiza cerca de 1.500 atendimentos por mês. Já o SAEC, voltado para o transporte de pacientes especiais e crônicos, dispõe de 14 ambulâncias e profissionais treinados para remoção de pacientes mediante agendamento.
A nova sede da GM ocupa uma área de 9 mil m² e conta com um edifício de cinco andares. Segundo a Prefeitura, o espaço inclui um auditório para 300 pessoas, salas administrativas, academia, corregedoria, cartório, alojamentos e espaços dedicados ao atendimento de mulheres vítimas de violência e idosos. Há ainda a previsão para a instalação de um heliponto no futuro.
O local também abriga o CICCOM e a Sala de Situação, que devem receber tecnologia para integrar os serviços de segurança e emergência nos próximos meses. A Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) está responsável pela infraestrutura tecnológica.
O Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, destacou a importância do novo equipamento para a cidade.
“Poucas cidades brasileiras contam com um equipamento de segurança desse porte, com serviços integrados aos sistemas de emergência e do trânsito e transporte. Em Jundiaí, realizamos investimentos em tecnologia para que tenhamos uma cidade cada vez mais inteligente e também para promover o bem-estar da população. Não há dúvida de que esse novo modelo irá propiciar melhoria no dia a dia das pessoas que vivem em Jundiaí”, afirmou.
Durante a inauguração, o Prefeito Luiz Fernando Machado entregou duas novas viaturas exclusivas para a Patrulha Guardiã Maria da Penha.