Skip to content Skip to footer

Com investimentos de R$ 42 milhões, Prefeitura inaugura Centro Integrado de Emergência e Segurança

A Prefeitura de Jundiaí inaugurou, neste sábado (14), o Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES), que recebeu investimentos de R$ 42 milhões. Segundo a administração municipal, o espaço abrigará a Guarda Municipal (GM), SAMU e SAEC, Defesa Civil, o centro de monitoramento do Trânsito, além do Centro Integrado de Controle e Comunicação (CICCOM).

Com aproximadamente 11 mil m² de área construída, a nova sede está localizada na avenida 14 de Dezembro. De acordo com a Prefeitura, a escolha do local levou em consideração a proximidade com as rodovias e o acesso facilitado a todas as regiões da cidade.

“O CIES é mais um moderno equipamento feito pela administração, que abarcará toda a tecnologia e estratégia necessária para atender as demandas de urgência e emergência. Jundiaí, mais uma vez, inova ao entregar um dos equipamentos públicos mais modernos do Brasil que, somado à competência dos nossos servidores, possibilitará a prestação de serviços integrados, inteligentes e de excelência”, disse o Prefeito Luiz Fernando Machado (PL).

Nos últimos dias, os servidores da Defesa Civil, SAMU e SAEC finalizaram a mudança e já estão operando no novo espaço. A Guarda Municipal segue com o processo de migração para a nova sede, que, segundo a administração, deve ocorrer gradualmente devido à complexidade da mudança.

A Defesa Civil passa a contar, pela primeira vez em 47 anos, com uma sede própria. O prédio de três pavimentos, com aproximadamente 700 m², será referência para toda a América Latina, de acordo com a Prefeitura.

A estrutura inclui uma estação meteorológica e uma plataforma de coleta de dados para monitoramento climático em tempo real, além de auditório, sala de treinamento, almoxarifado e espaço de descompressão para os funcionários.

A nova sede do SAMU e SAEC conta com dois pavimentos de 765 m² e abrigará cerca de 200 funcionários. A Prefeitura destaca que o espaço foi projetado para melhorar a qualidade de vida dos servidores, oferecendo salas de descompressão, treinamento e auditório para capacitações.

O SAMU opera atualmente com cinco viaturas de Suporte Básico de Vida e uma de Suporte Avançado, além de veículos reservas. Segundo a administração, a equipe conta com 124 profissionais e realiza cerca de 1.500 atendimentos por mês. Já o SAEC, voltado para o transporte de pacientes especiais e crônicos, dispõe de 14 ambulâncias e profissionais treinados para remoção de pacientes mediante agendamento.

A nova sede da GM ocupa uma área de 9 mil m² e conta com um edifício de cinco andares. Segundo a Prefeitura, o espaço inclui um auditório para 300 pessoas, salas administrativas, academia, corregedoria, cartório, alojamentos e espaços dedicados ao atendimento de mulheres vítimas de violência e idosos. Há ainda a previsão para a instalação de um heliponto no futuro.

O local também abriga o CICCOM e a Sala de Situação, que devem receber tecnologia para integrar os serviços de segurança e emergência nos próximos meses. A Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) está responsável pela infraestrutura tecnológica.

O Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, destacou a importância do novo equipamento para a cidade.

“Poucas cidades brasileiras contam com um equipamento de segurança desse porte, com serviços integrados aos sistemas de emergência e do trânsito e transporte. Em Jundiaí, realizamos investimentos em tecnologia para que tenhamos uma cidade cada vez mais inteligente e também para promover o bem-estar da população. Não há dúvida de que esse novo modelo irá propiciar melhoria no dia a dia das pessoas que vivem em Jundiaí”, afirmou.

Durante a inauguração, o Prefeito Luiz Fernando Machado entregou duas novas viaturas exclusivas para a Patrulha Guardiã Maria da Penha.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.