Skip to content Skip to footer

Prefeitura pretende contratar presos para serviços de manutenção urbana

A Prefeitura de Jundiaí planeja implantar um projeto de reintegração de presos ao mercado de trabalho por meio da contratação de detentos para atuar nos serviços de manutenção urbana da cidade.

A iniciativa está sendo conduzida pelo gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcos Galdino, e deve ser implementada no segundo semestre deste ano.

O projeto prevê a utilização de um grupo inicial de 40 detentos, que passarão por treinamentos e terão equipamentos adequados para atuar em atividades como varrição de ruas, manutenção de calçadas e poda de árvores.

“As pessoas ficam lá [no sistema prisional] sem uma perspectiva. Por que não convidá-las para ajudar na zeladoria da cidade? Esse projeto pode ser benéfico tanto para a cidade quanto para a reintegração dessas pessoas na sociedade”, afirmou Galdino em entrevista ao programa TECNEWS, do canal no Youtube da Fundação Escola TVTEC, órgão da Prefeitura de Jundiaí,

O gestor também destacou a possibilidade de inclusão de mulheres presas no programa, especialmente aquelas que cometeram pequenos delitos.

“Queremos dar essa oportunidade para que elas possam exercer atividades que contribuam para a cidade e para a sua própria recuperação social”, completou.

Caso o projeto-piloto seja bem-sucedido, a ideia é expandir gradualmente a participação dos detentos na manutenção urbana de Jundiaí.

Segundo disse Galdino, nos primeiros meses de gestão Gustavo Martinelli (União Brasil), a prioridade da Secretaria de Serviços Públicos tem sido a melhoria da zeladoria da cidade. Os primeiros 100 dias de governo estão focados na recuperação da infraestrutura urbana, com tapagem de buracos, poda de árvores e limpeza de praças.

“Não dá para pensar em novos projetos enquanto temos buracos nas ruas e praças sujas. Primeiro, estamos colocando a cidade em ordem”, explicou.

O gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcos Galdino, é engenheiro civil com uma longa trajetória profissional voltada para obras relacionadas ao setor público.

Retomada de convênio

A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços públicos esclarece que o projeto de contração de mão de obra de pessoas do regime semiaberto (reeducandos), teve início em novembro de 2018, com a formalização de convênio entre a Prefeitura de Jundiaí e a Fundação “Prof. Dr. Manuel Pedro Pimentel” – FUNAP.

A retomada do convênio com a FUNAP já está em preparação e a data limite para início é até junho de 2025. Nesta nova fase que terá duração de (12) meses, serão 44 reeducandos homens e não está prevista a utilização de mão de obra de pessoas em situação de rua.

O processo de seleção de mão de obra é feito em conjunto entre a FUNAP e a Prefeitura de Jundiaí

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.