Skip to content Skip to footer

Prefeitura e TIC Trens alinham etapas para implantação do Trem Intercidades

Nesta segunda-feira (17), o prefeito Gustavo Martinelli e técnicos da Prefeitura de Jundiaí se reuniram com representantes da concessionária TIC Trens para discutir os próximos passos da implantação do Trem Intercidades (TIC), projeto ferroviário do Governo do Estado que conectará São Paulo, Jundiaí e Campinas.

A concessionária TIC Trens é uma empresa do Grupo Comporte (holding brasileira formada por empresas de transporte rodoviário e urbano de passageiros, cargas e turismo), e da CRRC (empresa chinesa líder em fabricação e fornecimento de materiais e suprimentos para ferrovias do mundo).

O encontro, segundo a Prefeitura, teve como foco o alinhamento das ações entre as equipes técnicas, com ênfase na formação de grupos de trabalho para tratar de questões como obras, licenciamento e o planejamento do projeto.

“A parceria com os municípios é essencial para a viabilidade do Trem Intercidades. Jundiaí tem um papel estratégico nesse projeto e a disposição da Prefeitura em colaborar facilitará os processos necessários para a implantação”, afirmou Sergio Ribeiro, representante de Relações Institucionais da TIC Trens.

A reunião ocorre em um momento em que o avanço do TIC já impacta o planejamento urbano da cidade.

Na semana passada, a Prefeitura anunciou o adiamento da implantação de uma avenida marginal no bairro Corrupira. A decisão foi tomada para evitar possíveis desperdícios de recursos públicos, já que o traçado da via pode ser afetado pelo projeto executivo do TIC, que ainda está em elaboração pelo governo estadual.

O adiamento da obra foi tema de uma reunião realizada dias antes entre o vice-prefeito Ricardo Benassi e moradores dos bairros Jardim Celeste e Corrupira. Durante o encontro, Benassi explicou que a incerteza sobre interferências do TIC na região levou à suspensão temporária da obra, orçada em R$ 4 milhões.

O Trem Intercidades prevê um percurso expresso de 101 km entre São Paulo e Campinas, com tempo estimado de 64 minutos e trens capazes de atingir até 140 km/h.

Além do TIC, o projeto inclui a criação do Trem Intermetropolitano (TIM), que fará a conexão entre Jundiaí e Campinas em um trajeto de 44 km, com tempo estimado de 33 minutos. A modernização da Linha 7-Rubi da CPTM também está prevista. O investimento total é de R$ 14,6 bilhões.

O prefeito Gustavo Martinelli destacou a importância do projeto para a mobilidade regional e para o desenvolvimento econômico.

“Jundiaí está de portas abertas para esse avanço na infraestrutura ferroviária. O Trem Intercidades será um marco para o transporte e desenvolvimento econômico, proporcionando mais qualidade de vida para nossa população e fortalecendo a conexão entre os municípios”, afirmou.

Além de Sergio Ribeiro, participaram da reunião com a Prefeitura representantes da TIC Trens, como Thaís Adami (Superintendente do Contrato de Concessão), Juliana Alcides (Gerente Executiva de Comunicação) e Filipe Gomes (Coordenador de Projetos). Pelo Executivo municipal, estiveram presentes Martinelli, Benassi e os gestores das pastas de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Econômico.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.