Skip to content Skip to footer

Projeto Olhos da Serra inicia nova etapa com foco no combate a incêndios e monitoramento ambiental

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) lançou, na quinta-feira (20), a terceira etapa do Projeto Olhos da Serra, voltado à conservação dos recursos hídricos e à proteção ambiental na Serra do Japi.

A nova fase prioriza o monitoramento de incêndios florestais e a ampliação das iniciativas de reflorestamento e saneamento na região.

Entre as medidas anunciadas, está a instalação de uma câmera de alta resolução com rotação de 360° na torre da Rádio Dumont FM. As imagens captadas serão integradas ao Sistema Pantera, utilizado pelo Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal de Jundiaí para monitoramento e respostas rápidas a queimadas.

Segundo Mariane Leme, coordenadora do projeto, a iniciativa busca minimizar os impactos das queimadas, que aumentaram significativamente em 2024.

Desde sua criação, o Olhos da Serra identificou 833 nascentes e 111 cursos d’água na Serra do Japi, de acordo com dados do Consórcio PCJ.

O superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli Jr, afirmou que a terceira etapa do projeto consolida o trabalho de proteção da área com o uso de tecnologia e participação comunitária.

O prefeito Gustavo Martinelli, também destacou a importância da iniciativa para a preservação ambiental e segurança hídrica da região.

O projeto é conduzido pelo Consórcio PCJ e conta com apoio de diversas instituições, entre elas a Prefeitura de Jundiaí, a Fundação Serra do Japi, a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e organizações ambientais. O financiamento é realizado por meio do patrocínio da Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.