O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) lançou, na quinta-feira (20), a terceira etapa do Projeto Olhos da Serra, voltado à conservação dos recursos hídricos e à proteção ambiental na Serra do Japi.
A nova fase prioriza o monitoramento de incêndios florestais e a ampliação das iniciativas de reflorestamento e saneamento na região.
Entre as medidas anunciadas, está a instalação de uma câmera de alta resolução com rotação de 360° na torre da Rádio Dumont FM. As imagens captadas serão integradas ao Sistema Pantera, utilizado pelo Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal de Jundiaí para monitoramento e respostas rápidas a queimadas.
Segundo Mariane Leme, coordenadora do projeto, a iniciativa busca minimizar os impactos das queimadas, que aumentaram significativamente em 2024.
Desde sua criação, o Olhos da Serra identificou 833 nascentes e 111 cursos d’água na Serra do Japi, de acordo com dados do Consórcio PCJ.
O superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli Jr, afirmou que a terceira etapa do projeto consolida o trabalho de proteção da área com o uso de tecnologia e participação comunitária.
O prefeito Gustavo Martinelli, também destacou a importância da iniciativa para a preservação ambiental e segurança hídrica da região.
O projeto é conduzido pelo Consórcio PCJ e conta com apoio de diversas instituições, entre elas a Prefeitura de Jundiaí, a Fundação Serra do Japi, a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e organizações ambientais. O financiamento é realizado por meio do patrocínio da Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil.