A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou, na noite desta terça-feira (29), o Projeto de Lei 12.995/2019, que revisa novamente o Plano Diretor do município. A proposta, de autoria da Prefeitura, recebeu 17 votos favoráveis e tem como objetivo estruturar o crescimento e o desenvolvimento da cidade de forma organizada.
O Plano Diretor já havia sido revisado durante a gestão do prefeito Pedro Bigardi (2013-2017).
O gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho, afirmou que a revisão do plano representa uma conquista para a administração municipal.
Segundo ele, o processo foi conduzido ao longo de três anos, com participação de técnicos da Prefeitura, entidades de bairro e sociedade civil. Ele destacou ainda que não houve contratação de serviços externos, sendo utilizado o conhecimento dos servidores municipais.
O trabalho de revisão teve início com a análise da legislação vigente, seguida de dois anos de mobilização popular. De acordo com Sinésio, em 2018 foram realizadas 20 reuniões em diferentes espaços da cidade, como a Prefeitura, a Associação dos Engenheiros e a Escola de Governo, além de outras seis no bairro do Caxambu e duas no Medeiros.
Em 2019, o debate seguiu com sete audiências públicas e um canal aberto para sugestões no site da Prefeitura.
Com a aprovação da revisão do Plano Diretor, a administração municipal defende que Jundiaí retoma um planejamento urbano iniciado em 1969, com o Plano Diretor Físico Territorial desenvolvido à época por técnicos da Prefeitura.