Skip to content Skip to footer

Roubo de carga, furtos e drogas são principais ocorrências que geram insegurança na cidade

A Prefeitura de Jundiaí apresentou, na noite de quarta-feira (6), um diagnóstico sobre a violência na cidade e a proposta de atualização do Plano Municipal de Segurança Pública. O estudo, realizado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontou que os crimes que mais impactam na sensação de insegurança da população são roubo de carga, furtos, drogas e perturbação de sossego.

Apesar desses registros, o levantamento destacou que Jundiaí tem índices de criminalidade abaixo da média estadual e nacional. O diagnóstico embasou a atualização do Plano Municipal de Segurança, que será estruturado em três eixos principais: gestão e governança, fortalecimento institucional da Guarda Municipal e programas de prevenção focados em territórios e públicos específicos.

O vice-prefeito Gustavo Martinelli afirmou que a atualização do plano busca ampliar a sensação de segurança da população.

“Jundiaí apresenta bons índices na segurança pública, mas ainda há uma sensação de insegurança alta. A atualização do plano irá fortalecer políticas para termos um município cada vez mais seguro”, disse.

O município, segundo a Prefeitura, vem investindo na área por meio do Programa Município Seguro, que recebeu recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da própria Prefeitura, totalizando mais de R$ 60 milhões. Os investimentos incluem infraestrutura, novos armamentos, veículos, câmeras de monitoramento e inteligência.

Além disso, está em construção o Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES), que reunirá Guarda Municipal, Defesa Civil, SAMU e SAEC, além de uma central de comando e controle para monitoramento 24 horas.

A cidade também aposta na ampliação de programas como Bairro Seguro, Anjos da Guarda e Guardiã Maria da Penha, além da modernização da iluminação pública.

“Com base no diagnóstico e na identificação das áreas mais críticas, será possível ampliar o atendimento e desenvolver políticas que atuem nesses gargalos, com o objetivo de promover a paz no município”, afirmou a gestora de Segurança Municipal, Carla Basson.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.