O novo secretário de Mobilidade e Transporte de Jundiaí, José Carlos Sacramone, anunciou planos para reduzir o número de lombadas nos principais trajetos de transporte coletivo como uma das primeiras medidas de sua gestão.
A proposta busca aumentar a eficiência do transporte coletivo e reduzir os custos de manutenção da frota.
“A mesma lombada que segura o automóvel também prejudica o ônibus, mas enquanto no carro uma pessoa sofre o impacto, no ônibus são 80 passageiros. Além disso, os veículos carregados demandam mais manutenção, e isso eleva os custos operacionais”, disse Sacramone.
Entre as alternativas sugeridas, está a substituição das lombadas tradicionais por lombadas eletrônicas, especialmente em vias de maior fluxo.
O secretário também destacou que as lombadas dificultam a adoção de ônibus de piso baixo, que oferecem maior acessibilidade e conforto aos usuários.
“Precisamos de ônibus baixos e acessíveis, mas as lombadas representam um obstáculo físico para esse modelo de veículo. A remoção dessas barreiras é fundamental para melhorar a experiência do transporte coletivo”, acrescentou.
Questionado se essa exigência estará no próximo edital de concessão do transporte público, o secretário respondeu:
“Não sei. Eu não vi o edital ainda, mas se a gente puder mexer eu vou colocar. Eu já tinha colocado lá atrás em 2004. No governo Ary Fossen (2005-2008) nós chegamos a ter os ônibus. Aí depois eu saí e ninguém mais exigiu…”

Revisão de linhas e foco na qualidade
Outro ponto abordado por Sacramone é a necessidade de revisar linhas e horários de atendimento.
Ele citou como exemplo uma linha que percorre toda a cidade, de Ivoturucaia ao Distrito Industrial, ressaltando que trajetos tão longos comprometem a qualidade do serviço.
“É mais eficiente melhorar os atendimentos em trajetos menores, como entre os terminais Colônia e Hortolândia, do que manter linhas extensas com atendimento deficitário”, disse.
O secretário também enfatizou a importância de um transporte coletivo mais inclusivo e de qualidade, com atenção especial às demandas de mulheres, um dos principais públicos do sistema.
“Se fizermos um transporte de qualidade para as mulheres, automaticamente teremos um sistema excepcional para todos os usuários”, disse, citando a fala de uma representante de usuários de transporte coletivo da Grande Vitória:
“Transporte coletivo é feito para mulheres, pretos e pobres e administrado por homens brancos que não andam de ônibus.”
Integração e planejamento técnico
Com formação em engenharia civil e experiência em gestão pública e privada, Sacramone assumiu a secretaria na gestão do governo Gustavo Martinelli.
Ele pretende integrar a revisão do Plano de Mobilidade Urbana às ações da secretaria, com base em dados e análises para mapear acidentes, identificar causas e propor intervenções eficazes.
“Aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado. Vamos criar uma estrutura de análise de dados para identificar os principais pontos de conflito e propor soluções integradas com outras secretarias”, disse.