Skip to content Skip to footer

Sarau da Coisa renova proposta de descentralização cultural

Pelo segundo ano consecutivo o Sarau da Coisa foi contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo

Promovido pelo coletivo de produção cultural Coisarada há quatro anos, o Sarau da Coisa vai além da literatura e reúne também música, dança, teatro e artes visuais, entre outras manifestações emergentes, para promover ambientes democráticos de expressão artística e convívio social muitas vezes inexistentes nos locais por onde passa.

Neste ano estão no roteiro associações de pessoas com necessidades especiais e idosos, além de bairros periféricos das três cidades onde circula – Jardim Novo Horizonte, São Camilo e Associação dos Surdos em Jundiaí; Jardim América 3, Grupo Bem Viver e Parque das Orquídeas em Várzea Paulista; São José, Botujuru e APAE em Campo Limpo Paulista.

O prêmio, que expandiu a circulação da iniciativa no último ano, auxiliará mais uma vez na proposta de descentralização cultural desenvolvida pelo grupo.

Dez edições do sarau serão realizadas com a verba recebida, cobrindo os custos de produção, transporte, comunicação e artistas convidados. Contudo, edições ‘extra ProAC’ deverão acontecer ao longo do ano.

Também serão produzidos seis minidocumentários sobre a passagem da atividade em diferentes espaços, expondo a realidade cultural destes lugares.

“É uma forma de fazer fagulha entre os artistas dessas regiões, estimulando-os a produzir cada vez mais em suas localidades”, diz Thiago Moreira, um dos produtores responsáveis.

O artista é você

A cada edição o público é estimulado a participar do sarau de diferentes maneiras, seja através de apresentações espontâneas ou de ações de interação como a Biblioteca da Coisa, com livros que podem ser consultados durante a atividade, e o Varal Poético, uma brincadeira que reúne poemas e peças literárias de diferentes artistas da região.

A primeira edição de 2017 acontecerá em Jundiaí, no Centro Comunitário do Jardim Novo Horizonte (Rua Oito, 5546), no próximo domingo (26) a partir das 16 horas.

Os artistas convidados desta edição são o grupo jundiaiense Favela Consciente e o poeta Lucas Afonso, membro do grupo Filhos de Ururaí e representante do Brasil na Copa do Mundo de Slam do ano passado.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.