Durante o encontro de artistas na Casa da Cultura na quarta-feira, 8, o jovem vereador Faouaz Taha enfrentou uma situação um tanto constrangedora ao encontrar um de seus apoiadores.
De forma educada, mas firme, a pessoa cobrou do vereador, que aos 28 anos fez sua estréia na Câmara Municipal na sessão de terça-feira, 7, maior seriedade na condução dos trabalhos da casa.
“Você me desculpe, mas votar na criação do Dia das Mães, algo que está no calendário nacional e internacional, não tem nada a ver. É preciso pensar em coisas mais importantes”.
O diálogo aconteceu em meio a vários artistas que acompanhavam a reunião convocada pela pasta de Cultura.
Mas esse, criar um Dia das Mães local, é apenas um exemplo da irrelevância dos assuntos trazidos para a pauta da primeira sessão da atual legislatura na Câmara Municipal.
Outro projeto, derrotado, pedia a retirada do título de cidadão jundiaiense do ex-deputado José Genoíno. A quem interessa isso? Não há nada mais importante a ser debatido?
A grande novidade, no entanto, foi a grande presença do público, que lotou as galerias da Câmara Municipal — pode ter sido uma demonstração de que parte da sociedade pretende ficar de olho no que acontece por lá.
Thuany Figueiredo, voluntária do movimento Voto Consciente, disse que a casa cheia marca, mais uma vez, a importância da manutenção do horário noturno das atividades principais da Câmara Municipal.
“O Movimento Voto Consciente foi um dos principais incentivadores dessa mudança, e continuamos pautando isso, sempre de olho na manutenção desse compromisso”.
Alguns vereadores, segundo informações do portal Tudo, preparavam um projeto de lei para alterar o horário das sessões novamente para a manhã. Depois da notícia divulgada, no entanto, o presidente da Câmara, Gustavo Martinelli garantiu que nada havia sido encaminhado para a mesa.
“Esperamos que o presidente e todos os membros mantenham uma postura de diálogo com os munícipes, e que tenham uma postura firme, mas que preze sempre pelo respeito, nos momentos em que seja necessário lidar com conflitos”, disse a voluntária do Voto Consciente.
Ponto muito importante que o Voto Consciente costuma estar sempre de olho é a presença dos vereadores nas sessões.
“Sendo assim, registramos que, como de costume, vários vereadores não permaneceram até o final da sessão ordinária, que não foi longa”.
Dos 19 vereadores, seis estavam ausentes no encerramento — um deles, Wagner Tadeu Ligabó não compareceu à sessão. Segundo informou, estava em Brasília para reunião no Ministério da Saúde.
Projetos aprovados
Foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador Paulo Sérgio Martins que prevê comprovação da veracidade das informações para impressão de receituários médicos e confecção de carimbos. De acordo com o autor, a medida visa coibir fraudes relacionadas a atestados médicos e prescrições de medicamentos controlados.
Também foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador Valdeci Vilar Matheus que inclui o Dia das Mães no Calendário Municipal de Eventos.
Não passou
O plenário da Câmara Municipal não aprovou o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Paulo Sérgio Martins que revoga o Decreto Legislativo 800/2001, que concedeu ao Deputado José Genoíno Neto o título de Cidadão Jundiaiense.
Veto mantido
Os vereadores decidiram manter o veto parcial do Prefeito Municipal ao projeto de lei de autoria do ex-vereador José Carlos Ferreira Dias que institui a campanha “Dia de Doar”, de incentivo à filantropia.
Adiamento
A Proposta de Emenda à Lei Orgânica de autoria do vereador Leandro Palmarini será discutida e votada na sessão ordinária de 25 de abril. De acordo com o autor, o adiamento se deve à reforma administrativa que está sendo elaborada pelo Executivo e que deve chegar à Câmara em breve.
A sessão extraordinária definiu as comissões permanentes para o primeiro biênio (2017/2018).
Segue abaixo a relação:
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CULTURA, DESPORTO, LAZER E TURISMO
Presidente: Faouaz Taha
Membros: Adriano dos Santos (Dika Xique Xique) / Cristiano Lopes / Douglas Medeiros / Albino
COMISSÃO DE DIREITOS, CIDADANIA E SEGURANÇA URBANA
Presidente: Paulo Sérgio Martins
Membros: Albino / Douglas Medeiros / Cícero da Saúde / Cristiano Lopes
COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO
Presidente: Albino
Membros: Leandro Palmarini / Rafael Antonucci / Romildo Antonio da Silva / Valdeci Vilar
COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Presidente: Roberto Conde
Membros: Edicarlos Vetor Oeste/ Faouaz Taha / Márcio de Sousa/ Marcelo Gastaldo
COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO
Presidente: Marcelo Gastaldo
Membros: Adriano Santana dos Santos (Dika Xique Xique)/ Edicarlos Vetor Oeste / Paulo Sérgio / Rogério Ricardo
COMISSÃO DE PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA
Presidente: Romildo Antonio da Silva
Membros: Edicarlos Vetor Oeste / Faouaz Taha / Paulo Sérgio Martins / Rogério Ricardo
COMISSÃO DE POLÍTICAS URBANAS E MEIO AMBIENTE
Presidente: Douglas Medeiros
Membros: Albino/ Arnaldo da Farmácia / Faouaz Taha / Leandro Palmarini
COMISSÃO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR
Presidente: Rafael Antonucci
Membros: Cícero da Saúde / Douglas Medeiros/ Ligabó / Márcio Sousa
COMISSÃO DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E PREVIDÊNCIA
Presidente: Valdeci Vilar
Membros: Arnaldo Farmácia / Cícero da Saúde / Tafael Antonucci / Ligabó