Skip to content Skip to footer

Transição: Preocupação com a “frágil situação das finanças públicas”

Na primeira reunião da transição administrativa, dia 12 de novembro, no Paço Municipal, a equipe do prefeito eleito, Gustavo Martinelli apresentou um extenso documento à atual administração, composto por 700 questões.

As perguntas abrangem temas críticos de governo, sendo um indicativo das prioridades da próxima administração.

Na parte de finanças e governo, entre os principais pontos levantados estão a disponibilidade de recursos para o fechamento do exercício de 2024 e o planejamento fiscal para o início de 2025, com atenção especial para o pagamento de obrigações, repasses e riscos fiscais.

Segundo a equipe de transição do novo governo, esta iniciativa visa garantir uma transição transparente e bem planejada, assegurando o alinhamento orçamentário para o próximo ano.

“Preocupa-nos, em especial, a frágil situação das finanças públicas municipais e as projeções para 2025, expostas na última audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Vereadores no dia 30/10/2024”, escreveu no documento o coordenador da transição do prefeito eleito Gustavo Martinelli, Edney Benedito Sampaio Duarte Júnior.

Segundo  o  Projeto-de-Lei nº 14.470, da Lei Orçamentária Anual enviada para a Câmara Municipal pelo governo Luiz Fernando Machado, o orçamento-programa do Município de Jundiaí para o exercício de 2025, estima a Receita e fixa a Despesa em R$ 4.285.826.500,00 (quatro bilhões, duzentos e oitenta e cinco milhões, oitocentos e vinte e seis mil e quinhentos reais) incluídas as Receitas e Despesas das Autarquias e Fundações instituídas e mantidas pelo Município.

Uma nova reunião das equipes de transição está marcada para o próximo dia 25 de novembro.

Destacamos as 10 principais perguntas, organizadas por ordem de relevância (segundo nosso critério próprio).

1. Disponibilidade Financeira para Obrigações em 2024

Existe dinheiro em caixa e fontes de recursos suficientes para o pagamento de todas as obrigações até dezembro de 2024, incluindo 13º dos funcionários, auxílio alimentação, repasses de convênios, IPREJUN, INSS, fornecedores e outras obrigações? Em caso de ausência de pagamento de alguma obrigação, será deixado recurso para pagamento no mês seguinte?

2. Orçamento para o Primeiro Trimestre de 2025

Há recursos disponíveis para empenhamento e pagamento dos compromissos no primeiro trimestre de 2025, considerando despesas e repasses, como férias dos professores e encargos dos servidores?

3. Cobertura Financeira para Janeiro de 2025

Haverá recursos financeiros disponíveis para cobrir as despesas de janeiro de 2025, incluindo pagamentos a fornecedores, entidades sociais e demandas judiciais?

4. Passivo Contingente e Riscos Fiscais

Na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), anexo de riscos fiscais, há um passivo contingente de aproximadamente 90 milhões de reais. Favor detalhar a composição desse passivo, discriminando por dívida, e a projeção de risco de cada uma delas.

5. Financiamentos e Operações de Crédito

Existem financiamentos ou operações de crédito já aprovados ou em tramitação? Se sim, detalhar valores, condições e finalidades, incluindo contratos de operações de crédito e financiamentos ativos e pleitos em andamento.

6. Frustração de Receita em 2024

Qual foi o montante de frustração da receita até o momento em 2024, em comparação ao valor estimado? Quais fatores contribuíram para essa frustração, e como esses fatores foram considerados na projeção de receitas para o Orçamento de 2025?

7. Déficit Esperado para 2024

Qual o déficit esperado para o exercício de 2024? Quais medidas foram implementadas para contê-lo? Houve contingenciamento de despesas? Em caso afirmativo, detalhar as ações adotadas.

8. Impacto da Reforma Tributária

Houve estudos sobre a reforma tributária nas projeções de receitas do Município? Haverá impacto?

9. Previsão para Reajuste do IPTU 2025

Qual é a previsão para expedição do Decreto do IPTU 2025 e qual será o índice de reajuste aplicado?

10. Projeção de Fluxo de Caixa para Dezembro de 2024 e Primeiro Trimestre de 2025

Disponibilizar os relatórios de projeção de fluxo de caixa para dezembro de 2024 e primeiro trimestre de 2025, detalhado por mês e com análise dos fatores de frustração de receita e ações mitigatórias.

 

FOTO: Noite em Jundiaí/Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Receba nossas notícias!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.